O PRESIDENTE DA REPÚBLICA QUER UM DJURTUS UNIDO E DISCIPLINADO NO CAN 2024
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: RTB RTB

Janeiro 3, 2024

Janeiro 3, 2024


A pouco dias para o início da maior prova das Seleções Africanas, o Chefe de Estado guineense Umaro Sissoco Embalo entregou esta quarta-feira (03.01) bandeira da República da Guiné Bissau a Seleção Nacional de Futebol que vão participar na 34ª Edição do CAN Costa de Marfim 2024.

Dirigindo palavras aos presentes na cerimónia de entrega de bandeira, o Presidente da República, diz esperar que a Selecção Nacional vai ter uma participação disciplinada e, de ate vencer como equipa de fair play do CAN, lembrando que foi convidado pelo seu homólogo de Costa de Marfim a participar na abertura desta edição do CAN 2024.

“a política dos jogadores hoje é representar o país e a bandeira que carregam sobre os ombros, e todos nós temos que nos mobilizar atrás dos (Djurtus), da Selecção Nacional… Ainda que aceitei um convite do Presidente de Costa de Marfim [Alassana Watara] para presenciar abertura do CAN e consequentemente serei o décimo segundo jogador, representando todos os guineenses apoiando no jogo inaugural a nossa Selecção (Guiné-Bissau) à frente do país organizador”. Disse o Sissoco Embalo.

Porém o Presidente da República lembra que se a FIFA continuar a premiar até nesta data uma equipa de fair Play, então acredita que a disciplina será fundamental naquilo que a Seleção vai fazer no CAN. Evidenciou aos jogadores. Enquanto aconselhou os dizendo que “a primeira consideração que devem levar em mente é respeitar a decisão do árbitro como sendo juiz dentro do campo; mas aquilo não vai descartar possibilidades de Treinador cumprir com as suas técnicas sendo ele um dos Chefes no campo deve ser respeitado e vice versa, reconhecendo também que os jogadores devem ser tidos como seus filhos, ter além de mais maturidade, moral e autoridade nos momentos oportuno; acrescentado que um colectivo sem a disciplina não merece existir. Completou Embalo

O Presidente da República, garante que tem grande confiança nos atletas, enquanto espera que na Costa de Marfim, queira ver a Seleção Nacional a vencer ou empatar o jogo.


“pela informação que fui dada a Seleção Nacional se encontra modificada e tem caras novas, por isso Mister Cande e a nação guineense tem muita confiança numa representação condigna da vossa parte e no regresso prometo que vão ter uma recepção calorosa”. Afiançou Embalo, e diz ter esperança que o país esteja no próximo mundial de 2026 a realizar-se nos Estados Unidos, Canadá e México, porque quem está no CAN, não se compara como sendo pequena Seleção. Concluí Sissoco Embalo

Por outro lado, um dos Capitães da Seleção Nacional, Sori Mané, diz que é um orgulho ter recebido a bandeira da Selecção das mãos do Presidente enquanto deixou promessas à Comunidade guineense.

“prometemos dar o nosso máximo e tudo o que possamos fazer ali é dignificar está bandeira a mais alto nível”. Afiançou Soriano Manconi Mané.

Por seu turno, o Mister Baciro Candé que foi galardoado com medalha Colinas de Boé diz que a recepção da bandeira das mãos do Presidente da República representa muita coisa no colectivo que lidera.

“primeiro é o reconhecimento, amor e o trabalho e agradeço ao Presidente da República por este gesto que iniciou-se em mim, aos jogadores, nossa equipa técnica e até a Federação de Futebol. Por isso é que temos muita responsabilidade e está responsabilidade significa muito para nós ainda que traduz no esforço que temos de dar e mais para fazer subir o País no Ranking da FIFA, solicitando união a volta da Seleção Nacional. Acreditou o Mister Cande.

De recordar que a Seleção Nacional vai abrir a 34ª Edição do CAN 2024 na Costa de Marfim, à frente do país organizador no dia 13 de Janeiro, no primeiro jogo do Grupo A onde se encontra a Seleções como anfitriã Costa de Marfim, Nigéria e Guiné Equatorial.

Edição: Izaías Teixeira Félix

Artigos relacionados

Lei da Guiné-Bissau impede extradição de Bozizé

Lei da Guiné-Bissau impede extradição de Bozizé

Lusa A Guiné-Bissau não irá extraditar o antigo Presidente da República Centro-Africana (RCA), François Bozizé, atualmente exilado em Bissau e alvo de um mandado de captura internacional, esclareceu hoje o presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló. O Presidente...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE