CEDEAO enviou 55 observadores para as eleições presidenciais em Cabo Verde

CEDEAO enviou 55 observadores para as eleições presidenciais em Cabo Verde

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) destacou cinquenta e cinco observadores para a Missão de Observação Eleitoral da CEDEAO para as eleições presidenciais em Cabo Verde. Os observadores foram destacados ontem, 16 de outubro de 2021 na Praia, antes das eleições presidenciais de 17 de outubro de 2021

Como parte do apoio eleitoral da CEDEAO, H.E. Jean-Claude Kassi Brou, o Presidente da Comissão da CEDEAO, aprovou a implantação de observadores eleitorais de longo e curto prazo para Cabo Verde para apoiar e acompanhar todo o processo eleitoral.

Awagbe Behanzin, Comissário para Assuntos Políticos, Paz e Segurança da Comissão da CEDEAO, destacou que a assistência eleitoral da CEDEAO aos seus Estados-Membros encontra a sua justificação no Suplementar da CEDEAO Protocolo sobre Democracia e Boa Governação de 2001 e decisão da Autoridade dos Chefes de Estado e de Governo Estado e governo sobre a implantação atempada de missões e observações pré-eleitorais nos estados membros que organizam eleições.

O General Francis acrescentou que, a CEDEAO está determinada a acompanhar o governo e o povo de Cabo Verde através das eleições presidenciais, que ele disse ter sido pacífica até agora. Ele apelou aos observadores para serem bons embaixadores da

CEDEAO.

O Chefe da Missão de Observação Eleitoral da CEDEAO para as Eleições Presidenciais, General Salou Djibo, antigo Chefe do Governo Interino da República do Níger, no seu discurso de boas-vindas, sublinhou que a CEDEAO implanta regularmente as missões de Observação eleitoral aos Estados-Membros para garantir que as eleições sejam conduzidas em atmosfera pacífica para a consolidação da paz e segurança na região.

O Chefe da CEDEAO-MOE apelou aos observadores para que fossem neutros, justos e imparciais no cumprimento da sua missão.

Após o briefing, o General Djibo realizou várias reuniões com representantes de candidatos que disputaram a eleição para avaliar a situação política e a atmosfera.

Fonte: CEDEAO

Por: mSb

Redação D

Redação D

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro
Permita anúncios no nosso site.

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, ajude-nos desabilitando o bloqueador de anúncios.