Umaro Djau denúncia cobranças ilegais aos produtores de malagueta em Gabú
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Bantaba

Novembro 3, 2023

Novembro 3, 2023

O Deputado da nação e membro do Grupo Parlamentar do MADEM G-15, Umaro Djau, enviou uma carta de protesto ao Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau, Dr. Geraldo João Martins,no dia 2 de Novembrode2023, expressando a sua preocupação com as práticas de cobrança ilegal e descoordenada dos produtores de malagueta (habanero) na Região de Gabú.

Segundo o Deputado, agentes das direções Regional da Agricultura de Gabú (DRA) e dos Serviços de Administração e Finanças (DAF) têm-se deslocado às tabancas fronteiriças com a finalidade de realizar cobranças fiscais dentro do território guineense, sob o pretexto de “produtos em trânsito”. Os agricultores de Pirada relatam que estes agentes exigem pagamentos sempre que notam a acumulação de malagueta e a presença de uma balança comercial numa tabanca, sem critérios claros estabelecidos. Além disso, os recibos emitidos datam do ano de 2021, como evidenciado nos documentos anexos à carta.

O Deputado Djau ressalta que tais cobranças deveriam ser feitas nos verdadeiros postos fronteiriços de trânsito, não dentro do território guineense. Ele apela ao Primeiro-Ministro para instar as entidades competentes a tomar medidas administrativas urgentes para remediar estas práticas, visando proteger a vulnerável classe dos agricultores e horticultores.

Até o momento, não houve resposta oficial por parte do Primeiro-Ministro ou das entidades competentes. A situação continua a ser monitorada de perto, com a expectativa de uma ação iminente para resolver esse problema e proteger os interesses dos agricultores e horticultores da Região de Gabú.

Rtb

Artigos relacionados

Armando Lona detido pela polícia.


Armando Lona detido pela polícia.

O  Coordenador da Frente Popular, Armando Lona, está detido pelas forças de ordem, na sequência da manifestação pacífica deste sábado, 18, em Bissau. Também, para além da Presidente da Associação Juvenil para Promoção e Defesa dos direitos humanos, a CFM soube da...

Gibril Bodjam detido em Gabú

Gibril Bodjam detido em Gabú

Ativista Social Gibril Bodjam detido esta manhã pela Policia de Ordem Pública de Gabú durante conferência de  imprensa na sequência da marcha convocada pela Frente Popupalar em todo o país. A polícia impediu a continuidade da conferência de imprensa da Frente Popular...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE