UE confiante de que eleições legislativas na Guiné-Bissau vão decorrer de forma “calma e democrática”
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Março 6, 2023

Março 6, 2023

A União Europeia está confiante de que as eleições legislativas na Guiné-Bissau, que estão marcadas para o dia 4 de junho, vão decorrer de forma “calma e muito democrática”, segundo afirmou o embaixador da organização em Bissau, Artis Bertulis.

O embaixador elogiou os esforços do Presidente da República e do Governo para garantir que as eleições sejam livres e transparentes. Foi discutido também o desenvolvimento democrático da Guiné-Bissau em um encontro entre o embaixador e o presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá.

Quando questionado sobre se a União Europeia vai dar apoio financeiro ao processo eleitoral, o embaixador Artis Bertulis disse que estão a trabalhar com os outros parceiros internacionais nesse sentido e que a União Europeia vai apoiar significativamente as eleições.

O processo eleitoral está orçado em 7,9 mil milhões de francos cfa (cerca de 12 milhões de euros), e até ao início de fevereiro, o Estado guineense já tinha disponibilizado 5,7 mil milhões de francos cfa (cerca de 8,6 milhões de euros). O Governo guineense financiou 70% do valor orçamento para a realização das eleições legislativas e espera que os restantes 30% sejam apoiados pelos parceiros internacionais.

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, dissolveu a Assembleia Nacional em maio e marcou as legislativas para 18 de dezembro do ano passado, mas após encontros com os partidos políticos, propôs que as eleições fossem adiadas para maio deste ano.
Umaro Sissoco Embaló marcou o escrutínio para o dia 4 de junho.

RTB/Lusa

Artigos relacionados

Deputado Bamba Banjai notificado pelo DIPIC

Deputado Bamba Banjai notificado pelo DIPIC

O Departamento de Informação Policial e Investigação Criminal da Polícia de Ordem Pública, manda notificar com urgência o Deputado da Nação Bamba Banjai junto da Instalação da 2ª Esquadra. Segundo o documento na posse da Redação da RADIO TV BANTABA, datada de...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE