UDEMU pede ao governo que reconheça datas históricas
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Março 9, 2023

Março 9, 2023

A Coordenadora do Conselho de Veteranos e Combatentes da Liberdade da Pátria, Teodora Inácio Gomes, exortou o governo, esta quarta-feira, 08 de março de 2023, a reconsiderar a sua medida e reconhecer as datas históricas retiradas dos feriados nacionais, nomeadamente, 23 de janeiro, 30 de janeiro, 8 de março e 23 de agosto.

O apelo foi feito em conferência de imprensa pela União Democrática das Mulheres (UDEMU), uma organização feminina do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), realizada no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Mulher em honra da memória daqueles que lutaram pelo país.

Para Teodora Inácio Gomes, o novo decreto que retirou as datas históricas dos feriados não deveria ter sido uma decisão do governo, mas sim da Assembleia Nacional Popular (ANP), a entidade com competências para legislar.

A líder do PAIGC criticou o facto de as datas importantes que deveriam figurar na lei votada pela ANP terem sido retiradas da história.

“Antes da Independência, sabíamos que era preciso libertar a Guiné-Bissau, mas para libertá-la organizou-se uma revolução a 3 de agosto, que marcou os primeiros momentos da luta de libertação e a 23 de janeiro de 1963 deu-se início à luta armada”, indicou, assinalando que o 8 de março é comemorado internacionalmente por todos os países revolucionários, razão pela qual deve ser assinalado como solidariedade a outras mulheres que ainda estão a lutar pela sua emancipação.

Por sua vez, Dan Yala, uma das vice-presidentes do PAIGC, afirmou que as mulheres vão continuar a lutar para que a Lei de Paridade seja uma realidade na Guiné-Bissau.

Quanto à violência contra as mulheres que ainda se verifica na sociedade guineense, Dan Yala disse que existem leis, mas o grande problema está na implementação dessas leis.

RTB/Odemocrata

Artigos relacionados

JOVENS DA GUINÉ -BISSAU QUE DESAPARECERAM DE ESTÁGIO JÁ APARECERAM Os rapazes estavam em Portugal por conta da participação no Torneio Luso Cup e...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE