Tombali: Ativista defende mecanização agrícola para combater a fome.
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

Janeiro 5, 2023

Janeiro 5, 2023

O ativista dos Direitos humanos e Secretário da Associação Bofanem – Grupo Kumpuduris di de Tombali exortou o governo guineense para reforço de setor agrícola através da Agricultura mecanizada para combater a fome naquela região sul da Guiné-Bissau.

Em entrevista esta quinta-feira (5.1), à Rádio TV Bantaba, Djibril  Baignoulx disse que “ sem auto-suficiência alimentar não se pode falar da paz”, defendeu “a mecanização da Agricultura” como forma de lutar contra a pobreza.

“ Na nossa região há vários problemas sociais, desde os conflitos eleitorais da posse da terra, também a população sofre fome. Esse trabalho manual não pode acabar com fome. Por isso, o governo deve trabalhar na mecanização agrícola só assim, podemos combater a fome e ali podemos falar da paz. Pois, não se pode falar da paz sem auto-suficiência alimentar “, defendeu Djibril  Baignoulx.

No plano da mediação dos Conflitos, foco da organização que dirige, o ativista acusou a classe política guineense de ser responsável de constantes conflitos comunitários no país e na região de Tombali em particular.

“ Hoje, graças ao projeto Fórum de Paz conseguimos resolver conflitos de várias naturezas, de posse da terra, problemas eleitorais e violência doméstica. Mas para ser sincero, essa classe política é responsável de muitos conflitos nas comunidades e depois não trabalham na pacificação”, observou o ativista que pediu “a continuidade do projeto de Fórum na mediação e transformação dos Conflitos, principalmente neste período eleitoral”.


//RTB

Artigos relacionados

FC CUNTUM NA “QUEDA LIVRE” MAIS UMA DERROTA [1-3] COM UDIB.

FC CUNTUM NA “QUEDA LIVRE” MAIS UMA DERROTA [1-3] COM UDIB.

Os Cavalos Branco de Cuntum continuam na senda de mãos resultados, desta vez caiu perante os Rapazes de Avenida[1-3]. Está terça-feira (31.01), no Complexo Desportivo de Lino Correia, em  Bissau, o jogo que contava para VI jornada de campeonato da I° liga de...

Lusofonia: Guiné-Bissau está na lista dos países mais corruptos.

Lusofonia: Guiné-Bissau está na lista dos países mais corruptos.

A Guiné-Bissau é o país de língua portuguesa pior colocado “no Índice de Perceção da Corrupção de 2022”, divulgado nesta terça-feira (31.1) pela Transparência Internacional, (TI) que analisa a situação em 180 países. Moçambique subiu cinco degraus em relação ao ano...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE