TINIGUENA promove a capacitação de mulheres rurais em “adubação orgânica“
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Mamasamba Balde

Novembro 15, 2022

Novembro 15, 2022

A Organização Não governamental “ Tiniguena” está a levar a cabo formação em Agroecologia e Adubação, uma atividade ligada ao projeto regional de Reforço de Igualdade de Género através da Agroecologia Liderada por Mulheres na África Ocidental (Guine-Bissau, Senegal, Togo e Burkina) financiado pelo Governo Canadiano.

O objetivo desta ação é de reforçar o conhecimento das/os participantes sobre “práticas agroecologicas e métodos de adubação orgânica, utilizando compostos existentes a nível de cada uma das comunidades de forma a promover práticas agrícola mais sustentáveis”.

De momento a equipa encontra-se na região de Bafatá, onde o projecto atua em 5 comunidades (Madina Sara, Sintchãn Suto, Gã-Bass, Hamdalai Bassum e Bantandjan), num total de 275 mulheres e homens serão formados entre 8 a 12 de Novembro.

“O conhecimento sobre a Agroecologia no meio rural é de gerações e principlmente no que toca às mulheres produtoras que arriscam e se inventam a todo momento. As formações estão a complementar satisfatoriamente o conhecimento e competência no que tange a adubação orgânica na perspectiva de maior autonomia das produtoras face a dependência dos mercados das pesticidas e aumento dos riscos alimentares à segurança ambientar e nutricional” , realçou a organização.

No fim das formações “espera- se que as formandas adotem estes conhecimentos, aproveitando-os para melhorar a sua forma de trabalho e aumentar a sua capacidade de produção, geração de renda e ainda potenciar a capacidade de regeneração dos solos”


RTB

Artigos relacionados

Casa de Ntupé foi atacada “a tiros “por pessoas desconhecidas.

Casa de Ntupé foi atacada “a tiros “por pessoas desconhecidas.

A casa do advogado e analista jurídico Marcelino Intupé foi atacada a tiros esta noite (05.12) por pessoas desconhecidas, informou a Rádio Sol mansi. “Estas informações foram confirmadas por pessoas próximas à sua residência e por fontes policiais que...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE