CNN
Quatro oficiais detidos em Burkina Faso após tentativa de golpe frustrada, diz procurador.
Quatro oficiais do exército foram detidos em Burkina Faso, informou um procurador militar, um dia depois de o governo militar do país anunciar que havia frustrado uma tentativa de golpe. Segundo um comunicado da procuradoria militar em Ouagadougou, a capital, outros dois oficiais estão “em fuga”.
A junta militar de Burkina Faso afirmou, numa declaração anterior, que os serviços de inteligência e segurança haviam desmantelado uma “comprovada tentativa de golpe” na quarta-feira. “Vários oficiais e outros supostos intervenientes desta tentativa de desestabilização foram detidos, enquanto outros estão activamente a ser procurados”, afirmou a declaração.
O líder da junta, Capitão Ibrahim Traore, disse mais tarde no X, anteriormente conhecido como Twitter, que estava “comprometido com a libertação” do país. “Garanto-vos a minha determinação em levar a Transição a uma conclusão bem-sucedida, apesar das adversidades e das várias manobras destinadas a parar o nosso marchar inexorável em direcção à soberania”, acrescentou na sua publicação.
Traore assumiu o poder na nação da África Ocidental através de um golpe no dia 30 de Setembro do ano anterior, num dia marcado por tiros e confusão em Ouagadougou. Este golpe foi o segundo em oito meses, com os líderes de ambos prometendo restaurar a segurança após anos de violência no país.
No início deste mês, os líderes militares de Burkina Faso assinaram um pacto de defesa mútua com as juntas no Mali e no Níger. A região tri-fronteiriça tornou-se o epicentro da violência que começou no Mali vizinho em 2012, mas que desde então se espalhou pela vasta área árida da região do Sahel, a sul do Deserto do Saara.
RTB/CNN
0 Comments