Riade: Neste sábado, 11 de novembro de 2023, o Presidente iraniano, Ebrahim Raissi, instou os países muçulmanos em Riade a classificar o exército israelense como uma “organização terrorista” devido à sua operação armada na Faixa de Gaza.
Durante a reunião de emergência da Liga Árabe e da Organização de Cooperação Islâmica, Raissi também apelou para que os países muçulmanos se preparem para “armar os palestinos” se os “crimes de guerra” de Israel persistirem. Ele pediu o rompimento de todas as relações políticas e econômicas com Israel e um boicote comercial, especialmente no setor de energia.
“Agora que as organizações internacionais se tornaram inúteis, temos de desempenhar um papel”, acrescentou Raissi, apelando aos países muçulmanos para que “rompam todas as relações políticas e económicas” com Israel, que o Irão não reconhece.
Raissi acusou os Estados Unidos de serem o “principal parceiro” de Israel “nestes crimes”. A viagem marca sua primeira visita à Arábia Saudita desde o restabelecimento das relações diplomáticas em março, após uma interrupção de sete anos. Após 36 dias de guerra, com mais de 11.000 mortos e cerca de 27.500 feridos, Raissi reiterou suas críticas aos EUA e seu apoio aos palestinos.
//RTB/Lusa
0 Comments