Taça CAF: Equipa de futebol Marroquina proibida de entrar na Argélia.
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

Abril 23, 2024

Abril 23, 2024

Equipa de futebol marroquina Renaissance Sportive de Berkane proibida de entrar na Argélia

A delegação da equipa de futebol do Berkane Renaissance, que se deslocou à Argélia na manhã de sexta-feira, 19 de abril de 2024, foi bloqueada pelas autoridades argelinas, que apreenderam o seu equipamento e uniformes de futebol, devido à camisola com que a equipa marroquina participa nesta edição da Taça CAF e que ostenta o cartão do Reino de Marrocos.

É de salientar que a delegação obteve autorização para viajar para Argel num avião espanhol, contornando assim as restrições de acesso impostas pela Argélia aos voos marroquinos.

A equipa marroquina viajou para Argel num voo direto do aeroporto de Oujda para o aeroporto Houari Boumediene, em Argel, antes da primeira mão das meias-finais da Taça da Confederação Africana de Futebol, que irá opor o clube marroquino à Union Sportive de la Médina d’Alger (USMA d’Alger) no domingo, 21 de abril de 2024.

A delegação desportiva da Renascença de Berkane encontrou grandes obstáculos durante a sua viagem à Argélia para o jogo decisivo das meias-finais da Taça da Confederação Africana de Futebol.

O país anfitrião deste jogo, a Argélia, longe do espírito desportivo que deve reinar neste tipo de evento, está a misturar política com desporto.

Trata-se de uma decisão política e antidesportiva que visa politizar uma competição desportiva devido às convicções do regime argelino, que está disposto a sacrificar e a sancionar a realização de acontecimentos desportivos apenas para satisfazer o egoísmo desse regime, que já não consegue livrar-se do complexo marroquino.

Esta situação põe em evidência as tensões contínuas da Argélia com Marrocos, em particular a proibição de voos marroquinos pela Argélia desde setembro de 2021, o que cria problemas recorrentes em eventos desportivos e outras reuniões entre os dois países.
Este incidente põe em evidência os numerosos desafios que os desportistas marroquinos enfrentam.
Atletas marroquinos.

Num comunicado de imprensa divulgado esta tarde, a Confederação Africana de Futebol (CAF) considerou que as camisolas usadas pelos jogadores do clube marroquino Renaissance Sportive de Berkane estão em conformidade com os estatutos e regulamentos da CAF.

Por conseguinte, o Renaissance Sportive de Berkane está autorizado a utilizar as suas camisolas durante o jogo em Argel.
A este respeito, a Federação Argelina de Futebol foi convidada pela CAF a tomar todas as medidas necessárias para facilitar a entrega urgente à RSK do seu material desportivo retido pela alfândega argelina, a fim de não perturbar os aspectos organizacionais do jogo de amanhã contra o USM Alger.

Sobre o assunto,
A Câmara de Recurso da Confederação Africana de Futebol (CAF) emitiu uma notificação referente à decisão AB-CC-21.04.2024, relacionada ao recurso interposto contra a decisão do Comité Interclubes da CAF datada de 20 de abril de 2024. O recurso em questão tratava da utilização das camisolas atuais do RS Berkane durante o jogo n.º 129 entre USMA (Argélia) e Berkane (Marrocos), ocorrido em 21 de abril de 2024, no contexto da Taça da Confederação TotalEnergies 2023/2024.
A decisão foi tomada durante a reunião da Comissão de Recurso da CAF, realizada em 21 de abril de 2024, e contou com a participação de Faustino Monteiro (Cabo Verde) como Vice-Presidente, Sr. Lubamba Ngimbi Hector (RD Congo) e Sr. Asogbavi Komlan (Togo) como membros.
A decisão proferida foi a seguinte:
O recurso interposto pela Federação Argelina de Futebol contra a decisão do Comité Interclubes da CAF de 20 de abril de 2024 foi rejeitado.
A decisão do Comité Interclubes da CAF de 20 de abril de 2024 foi confirmada.

Todos os outros pedidos ou requerimentos foram rejeitados.
Esta notificação visa informar todas as partes envolvidas sobre o desfecho do processo de recurso em questão. 

//RTB

Artigos relacionados

Aumenta para 149 o Número de Mortos devido às Chuvas no RS

Aumenta para 149 o Número de Mortos devido às Chuvas no RS

CNN O número de pessoas mortas em consequência das chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul nas últimas duas semanas subiu para 149. De acordo com o balanço da Defesa Civil divulgado no início da noite desta terça-feira (14), o estado ainda registra 112 desaparecidos...

Primeiro-Ministro Eslovaco é Alvejado e Gravemente Ferido

Primeiro-Ministro Eslovaco é Alvejado e Gravemente Ferido

NPR PRAGA — O Primeiro-Ministro Eslovaco, Robert Fico, encontra-se em estado crítico após ter sido ferido a tiro durante um evento político na tarde de quarta-feira, de acordo com o seu perfil no Facebook. O líder 59 anos, foi atingido no estômago depois de quatro...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE