Suzi Barbosa realça a importância de unidade de referência em Bafatá.
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

Abril 1, 2023

Abril 1, 2023

Suzi Carla Barbosa considera a construção das unidades de referência, a cidade de Bafatá estará apetrechada a melhores condições para fazer face aos desafios de assistência medica para a população.

Ministra do Estado dos negócios estrangeiros e da cooperação internacional, falava este sábado 01.04.2023, no ato de lançamento oficial da primeira pedra da construção da unidade pediátricas e de maternidade em Bafatá. Na presença da Vice-Presidente da comissão da CEDEAO, a Ministra destacou os trabalhos que a organização Sub-regional tem vindo a fazer na Guiné-Bissau, precisamente o início de um processo que visa concretizar uma iniciativa da CEDEAO ao Pais, escrita de um projeto de impacto rápido, financiado pelos recursos da comunidade económica dos estados da Africa Ocidental.

Suzi Carla Barbosa, sublinha ainda que, o lançamento da primeira pedra para construção de uma unidade pediátrica e de maternidade na cidade de Bafatá, decorre nos precisos momentos, em que o governo com a comunidade sub-regional e os parceiros, levam a cabo algumas iniciativas que visam promover o desenvolvimento socioeconómico da Guiné-Bissau, não só na região de Bafatá, mas também na região de Gabú e na região de Quinará.

“o projeto construção desta unidade pediátrica e da maternidade, cuja cerimônia de lançamento da primeira pedra que ora decorre, vai permitir construir aqui em Bafatá uma maternidade de “sessenta e seis camas”, constituída por “trinta e nove camas” para pediatria, e “vinte e sete” camas para maternidade, salienta Size”

A ministra reitera seu agradecimento à comissão da CEDEAO pela escolha da cidade de Bafatá como uma das regiões beneficiarias, para aliviar o sofrimento da vida das comunidades.

“Estou convencida que esta não será sem duvida a ultima intervenção desta organização na nossa cidade e na província Leste, porque mais uma vez, reitera aqui o meu compromisso enquanto governante, de promover e apoiar todas as iniciativas que visem melhorar as condições deste Hospital, disse a governante, avançando ainda que, o lançamento desta pedra para construção da nova maternidade, reveste o significado simbólico para mim, sobretudo por ser um ato com fundo da CEDEAO, instituição que neste momento a Guiné-Bissau preside pela primeira vez, na qual o nosso presidente preside na qualidade do presidente em exercício e, qual eu filha de Bafatá preside como presidente de conselho de ministros” Concluiu Carla Barbosa.

Para a vice-presidente da comissão da CEDEAO disse estar nesta cerimónia, no quadro de fundo de estabilização que foi criado pela comissão de estabilização criada em 2019 e com apoio das entidades alemãs, um fundo que visa promover a resiliência e aspetos ligados a estabilização da Guiné-Bissau.

“Enquanto mulher, este projeto me desperta particularmente e, toca o meu coração, hoje os investimentos permitiram ultrapassar os obstáculos e as vulnerabilidades invisíveis, as quais, as mulheres confrontam diariamente, as potenciais coletivamente das mulheres” assegurou.

Este responsável disse que, para Guiné-Bissau, as atividades do fundo foram lançadas em 2021 e tiveram o início, bem como escala nacional. Na sequência deste processo, a comissão da CEDEAO bancos e agência alemã de cooperação com aprovação do governo da Guiné-Bissau, vão implementar atividades em Gabú, Bafatá, Bolama e Quinara e, um investimento num total de 9,7 milhões de euros da qui a Dezembro de 2025, onde os principais domínio do investimento passa por reforço das capacidades empresariais, dos jovens e das mulheres, acesso às energias renováveis, nomeadamente energia solar, e desenvolvimento agrícola, a agua e construção de infraestruturas sociais de base, Escolas Postos de Saúde e centros de formação profissional.

“Ao terminar, este responsável da CEDEAO disse, a cerimónia de hoje, marca o início de investimentos do fundo na Guiné-Bissau com a construção de um edifício no hospital central de Bafatá com cerca de 66 camas, entre a maternidade e serviços pediátricos”.

Ministra do estado e dos negócios estrangeiro fez-se acompanhar nesta cerimónia, do Ministro da Economia, de Saúde e vice-Presidente da comissão da CEDEAO.

//RTB

Artigos relacionados

OFICIAL: Real Madrid anuncia saída de Karim Benzema

OFICIAL: Real Madrid anuncia saída de Karim Benzema

O Real Madrid anunciou este domingo, em comunicado, o final da ligação entre o clube merengue e Benzema.«A trajetória de Karim Benzema no Real Madrid foi um exemplo de comportamento e profissionalismo, representando os valores do nosso clube. Karim Benzema conquistou...

PSG oficializa saída de Lionel Messi

PSG oficializa saída de Lionel Messi

O PSG anunciou oficialmente a saída de Lionel Messi, pouco antes da última partida da temporada no Parc des Princes, após duas temporadas...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE