Sissoco Embalo defende um parlamento da CEDEAO capaz e focalizado aos desafios atuais da África.
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Bantaba

Novembro 29, 2022

Novembro 29, 2022

O Presidente da República da Guiné-Bissau e presidente em exercício da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental Umaro Sissoco Embalo disse que o Parlamento da CEDEAO deve focalizar nos desafios da atualidade.

Umaro Embalo presídio esta segunda-feira, 28 de novembro em Abuja / Nigéria a segunda Sessão do parlamento da CEDEAO.

“Perante os atuais desafios, o Parlamento da CEDEAO deve estar em condição de se focalizar mais e melhor sobre os objetivos políticos, económicos e sociais da nossa Comunidade, o que nos leva a pensar que devemos rapidamente iniciar uma reflexão sobre a sua composição e o seu funcionamento”, defendeu Embalo.



Para Umaro Sissoco Embalo “o Parlamento da CEDEAO deve estar em condições de melhor corresponder as expectativas, em particular no que concerne o respeito pelo Estado de Direito, as regras democráticas e a fiscalização das ações governamentais, que garantem a realização dos objetivos de desenvolvimento económicos, sociais e culturais traçados pelos Estados membros”.

A África Ocidental tem registado golpes de Estado e controlo de poderes pelos militares, por exemplo no Mali, Guiné Conacri e Burkina Faso. Perante a situação Sissoco Embalo defendeu ainda o retorno da ordem constitucional.

“A nossa sub-região tem registado retrocessos preocupantes e inadmissíveis. A confiscação do poder no Mali, na República da Guiné e no Burkina Faso através de golpes de estado, é uma violente regressão e deve ser condenado com máxima vigor. O retorno nestes três países irmãos da ordem constitucional é um imperativo e uma urgência que nos deve mobilizar a todos”, frisou.

Sissoco Embalo realçou ainda o papel e relevância do Parlamento da Comunidade económica do Estados da África Ocidental.

“O Parlamento é o lugar por excelência do Diálogo, de trocas e confrontação pacífica de ideias e projetos, de discussões francas e construtivas, com vista a procurar as melhores vias e a criar as condições necessárias para manter a estabilidade política”, enfatizou Sissoco Embalo frisando ainda que “os membros do Parlamento da CEDEAO devem consagrar-se totalmente e exclusivamente à nossa Comunidade”.



Com efeito, a cumulação e dualidade de cargos de Deputado Nacional e de Membro do Parlamento Comunitário o estadista disse que “isso não oferece as condições adequadas e necessárias para um empenho mais eficiente”, propondo assim a necessidade de “os membros do Parlamento da CEDEAO sejam eleitos pelos cidadãos dos países membros, através do sufrágio universal direito”.


RTB

Artigos relacionados

Aumenta para 149 o Número de Mortos devido às Chuvas no RS

Aumenta para 149 o Número de Mortos devido às Chuvas no RS

CNN O número de pessoas mortas em consequência das chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul nas últimas duas semanas subiu para 149. De acordo com o balanço da Defesa Civil divulgado no início da noite desta terça-feira (14), o estado ainda registra 112 desaparecidos...

Primeiro-Ministro Eslovaco é Alvejado e Gravemente Ferido

Primeiro-Ministro Eslovaco é Alvejado e Gravemente Ferido

NPR PRAGA — O Primeiro-Ministro Eslovaco, Robert Fico, encontra-se em estado crítico após ter sido ferido a tiro durante um evento político na tarde de quarta-feira, de acordo com o seu perfil no Facebook. O líder 59 anos, foi atingido no estômago depois de quatro...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE