O Chefe de Estado da Guiné-Bissau Umaro sissoco Embalo prometeu esta quarta-feira (16.11) “ouvir o governo e partidos políticos para a remarcação de nova data para as eleições legislativas”, noticiou o Jornal E-Global.
Sissoco Embalo fez esta declaração na Comemoração de 58 aniversário das Forças armadas revolucionárias do povo que teve lugar hoje no Estado – Maior.
“É amanhã [encontro com forças vivas]. Confirmo isso [alteração da data das Eleições] amanhã com os partidos políticos que há nova proposta da data para as eleições legislativas. Para mim a data mantém [18 de Dezembro]. Depois de encontro com os partidos políticos e governo amanhã, se houver consenso, eu não tenho problema. Porque é o governo que organiza as eleições e compete ao Presidente da República marcar a data”, explicou.
O Governo guineense, através do Ministro da Administração Territorial e Poder Local Fernando Gomes, teria anunciado “consenso “com os partidos políticos para a realização das Eleições legislativas em 13 de maio de 2023.
De acordo com E-Global, o Presidente da República revelou ainda a disponibilidade das Forças armadas guineenses em participar nas missões de manutenção da paz noutros países.
“Hoje, estamos em condição de poder participar nas missões de manutenção da paz, a força armada que herdamos não tinha meios. E hoje, possui fardas, carros e , está em manga a aquisição de meios para força aérea “, garantiu o Chefe de Estado.
As Forças armadas guineenses comemoraram hoje, 58 anos da existência [desde 1964] nos primórdios da luta da libertação Nacional, ato foi presidido pelo Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro sissoco Embalo, igualmente presidente em exercício da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental, na presença de membros de governo e a classe castrense.
RTB/Mamandin Indjai/E-Global

Alpha Condé responde ao governo: “Nada pode extinguir a chama da nossa luta”
Guineematin O ex-presidente da Guiné, Alpha Condé, atualmente exilado na Turquia, reagiu à suspensão do seu partido, o RPG Arc-en-ciel, pelo governo guineense. Em conjunto com outras 23 formações políticas, incluindo a UFR de Sidya Touré, o partido foi suspenso por...
0 Comments