Sissoco Embalo admite ouvir forças vivas para a remarcação das Eleições legislativas.
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

November 16, 2022

November 16, 2022

O Chefe de Estado da Guiné-Bissau Umaro sissoco Embalo prometeu esta quarta-feira (16.11) “ouvir o governo e partidos políticos para a remarcação de nova data para as eleições legislativas”, noticiou o Jornal E-Global.

Sissoco Embalo fez esta declaração na Comemoração de 58 aniversário das Forças armadas revolucionárias do povo que teve lugar hoje no Estado – Maior.

“É amanhã [encontro com forças vivas]. Confirmo isso [alteração da data das Eleições] amanhã com os partidos políticos que há nova proposta da data para as eleições legislativas. Para mim a data mantém [18 de Dezembro]. Depois de encontro com os partidos políticos e governo amanhã, se houver consenso, eu não tenho problema. Porque é o governo que organiza as eleições e compete ao Presidente da República marcar a data”, explicou.

O Governo guineense, através do Ministro da Administração Territorial e Poder Local Fernando Gomes, teria anunciado “consenso “com os partidos políticos para a realização das Eleições legislativas em 13 de maio de 2023.

De acordo com E-Global, o Presidente da República revelou ainda a disponibilidade das Forças armadas guineenses em participar nas missões de manutenção da paz noutros países.

“Hoje, estamos em condição de poder participar nas missões de manutenção da paz, a força armada que herdamos não tinha meios. E hoje, possui fardas, carros e , está em manga a aquisição de meios para força aérea “, garantiu o Chefe de Estado.

As Forças armadas guineenses comemoraram hoje, 58 anos da existência [desde 1964] nos primórdios da luta da libertação Nacional, ato foi presidido pelo Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro sissoco Embalo, igualmente presidente em exercício da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental, na presença de membros de governo e a classe castrense.

RTB/Mamandin Indjai/E-Global

Artigos relacionados

Senegal quer acabar com os nomes de ruas franceses

Senegal quer acabar com os nomes de ruas franceses

As autoridades senegalesas lançaram uma campanha para substituir os nomes de ruas de origem francesa por figuras emblemáticas da história africana. Este movimento, amplamente apoiado pela população, faz parte de uma tentativa de reforçar a identidade cultural do país...

Após um mês de casamento, mulher esfaqueia marido até à morte

Após um mês de casamento, mulher esfaqueia marido até à morte

Guiné-Conacri - Um crime hediondo foi cometido no bairro de Fofoméré, na comuna de Kagbelen, na noite de sexta-feira, 17, para sábado, 18 de janeiro. Boubacar Siddy Bah, com cerca de 30 anos, foi mortalmente esfaqueado pela sua esposa, Binta Bah, após uma discussão....

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE