O Secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social(Sinjotecs), considerou hoje de positiva a cobertura feita pela imprensa à campanha eleitoral e ao acto de votação de 04 de Junho corrente.
Diamantino Domingos Lopes falava à ANG em jeito de balanço do desempenho da media durante a campanha eleitoral para as legislativas antecipadas, disse que fizeram um “trabalho notável e isento”, o que, no seu entender signignifica que “os profissionais da comunicação social conseguiram cumprir o seu papel no que tange a recolha, tratamento e divulgação das informações” de que os eleitores necessitam para tomarem as suas decisões.
“O que constatamos desde o início da campanha eleitoral ou antes, é que a imprensa sempre cumpriu as suas obrigações, apesar de enormes dificuldades,pois a sociedade foi muito bem informada, sensibilizada e educada, através de debates, conferências de imprensa entre outras ações”,disse.
Lopes frisou que tendo em conta o contexto em que os profissionais da comunicação social guineense trabalham, pode-se considerar que a cobertura jornalística das legislativas foi “positiva e brilhante”, considerando o momento em que todos estavam apreensivos devido a agitação que o processo impunha.
Para o Secretário-geral do Sinjotecs, a imprensa tentou no mínimo ser isento e imparcial e as novas tecnologias de informação ajudaram bastante no processo, com informações em directo e os candidatos a ajudaram igualmente, não usando em demasia discursos de ódio .
Diamantino Domingos Lopes apelou a manutenção do brio profissional, enquanto se aguarda pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), a entidade competente para anunciar os resultados.
RTB/ANG
0 Comments