SENEGAL: Ousmane Sonko condenado a 2 meses de prisão suspensa por difamação
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Março 31, 2023

Março 31, 2023

Fonte: RFI

O opositor do Presidente Macky Sall, Ousmane Sonko, foi condenado esta quinta-feira, 30 de março, a 2 meses de prisão suspensa por difamação e a pagar uma multa de 200 milhões de francos CFA a título de indemnização.

A condenação surge após uma queixa apresentada pelo Ministro do Turismo, Mame Mbaye Niang. O julgamento de Sonko, após três adiamentos, ocorreu na ausência do réu.

Os advogados de Mame Mbaye Niang consideram o julgamento uma “vitória” e uma “decisão ponderada”, e um “veredicto de apaziguamento”, afirma um deles.

A condenação não impede Sonko de se candidatar à presidência, conforme confirmado por um advogado de defesa.

A defesa de Ousmane Sonko denuncia violações dos direitos da defesa, com a suspensão de um dos seus advogados pela Ordem dos Advogados e a expulsão do advogado francês Juan Branco no aeroporto de Dakar na noite passada. Nenhuma razão oficial foi dada até o momento.

“O que aconteceu ao nosso excelente colega, Juan Branco, enche-nos de indignação”, disse Khoureyssi Ba, um dos advogados, que lamenta uma “grande mentira para dizer que tem ligações com Sonko, a França rebelde e os coletes amarelos. Juan Branco não conhecia Sonko nem de Adão nem de Eva. Foi expulso sem, pelo menos, um ato administrativo”, acrescenta.

O julgamento ocorreu num tribunal e numa capital com elevada segurança.

Dakar está a desacelerar, com lojas e escolas encerradas, transportes suspensos ou até mesmo a proibição de circulação de motos por medo de distúrbios.

RTB/RFI

Artigos relacionados

Kano, Nigeria/ O Parlamento da CEDEAO elege uma nova Presidente.

Kano, Nigeria/ O Parlamento da CEDEAO elege uma nova Presidente.

O Parlamento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, reunido em Kano, na Nigéria, elegeu uma nova Presidente durante os trabalhos da Segunda Sessão Extraordinária da Sexta Legislatura.A nova Presidente é Memounatou Ibrahima, deputada do Togo, que...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE