Segurança e Soberania: Prioridade do novo Diretor-Geral da INACEP-ECP na impressão de documentos nacionais.
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

Outubro 25, 2023

Outubro 25, 2023

O recém-nomeado Diretor-Geral da Imprensa Nacional Empresa de Capital Público (INACEP-ECP) instou o Governo a garantir o cumprimento de uma decisão governamental que determina que os principais documentos utilizados no país sejam impressos na INACEP, movendo-se para a segurança.

Em uma entrevista à ANG, Zacarias Baldé referiu-se a documentos como o Bilhete de Identidade, Carta de Condução, Selos, Certidões, Certificados, Registos Criminais e vários outros usados em serviços públicos.

Zacarias Baldé expressou preocupação quanto ao Bilhete de Identidade, actualmente impresso por uma empresa estrangeira, bem como à produção de selos em Portugal através da Casa da Moeda, que muitas vezes escasseiam para os cidadãos.

Ele alerta que se esses documentos enfrentarem problemas de falsificação, o Estado será responsável.

Baldé comprometeu-se a lutar para persuadir o Governo a cumprir o Decreto que estabelece essa decisão, mesmo que não seja inovador integralmente.

O Diretor-Geral do INACEP informa que os equipamentos adquiridos pela administração anterior já se encontram em Bissau e possibilitarão a execução de todas as encomendas na gráfica pública, tanto do Estado como de entidades privadas, a um custo acessível e com melhor qualidade.

Em relação à produção de sacos artesanais, reduzindo o uso de sacos plásticos poluentes, Zacarias Baldé afirmou que a empresa estatal poderá oferecer preços mais baixos no mercado devido a certas isenções.

Este assunto está alinhado com o Decreto n.º 10 de 2020, Artigo 4, Ponto 3, aprovado no Conselho de Ministros em dezembro do mesmo ano e promulgado pelo Presidente da República em 23 de março de 2021, que determina que a INACEP-ECP tem exclusividade na produção de passaportes, bilhetes de identidade, autorizações de residência e outros documentos oficiais de segurança, bem como na impressão de vários outros documentos, como certidões de casamento e registros de propriedades.

//RTB/ANG


Artigos relacionados

Operação das Forças Armadas em Todo País Entra em Ação

Operação das Forças Armadas em Todo País Entra em Ação

Lusa Bissau, Em uma ação sem precedentes, as Forças Armadas guineenses, em cooperação com a Polícia Militar e a Guarda Nacional, lançaram hoje uma operação em larga escala para a busca e apreensão de armas de guerra. A operação, que começou na capital Bissau, visa...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE