Sahara marroquino: EUA reiteram apoio ao plano de autonomia com posição “inalterada”
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

Dezembro 17, 2023

Dezembro 17, 2023

*Sahara marroquino: Os Estados Unidos confirmam a sua posição inalterada, reiterando o seu apoio ao plano de autonomia marroquino como sendo sério, credível e realista (Departamento de Estado)*.

A posição “clara e constante” dos Estados Unidos sobre a questão do Sahara marroquino mantém-se “inalterada”, declarou o Departamento de Estado norte-americano no domingo, reiterando o apoio de Washington ao plano de autonomia marroquino como “sério, credível e realista”.

Em comunicado de imprensa emitido na véspera da visita a Marrocos (17 e 18 de dezembro) do vice-secretário adjunto dos EUA para o Norte de África, Joshua Harris, o Departamento de Estado afirma que, durante as suas conversações em Rabat, o responsável norte-americano “reiterará que a posição clara e coerente dos Estados Unidos não mudou”.

Esta última reafirmação da firmeza da posição de Washington constitui um desmentido contundente às alegações de certos meios de comunicação argelinos que, na sequência da recente visita do diplomata americano a Argel, insinuaram uma suposta mudança de posição dos Estados Unidos sobre a questão do Sahara.

“Os Estados Unidos apoiam plenamente o enviado pessoal de Mistura para facilitar o processo de negociação com o objetivo de alcançar uma solução justa, duradoura e mutuamente aceitável” para o diferendo regional sobre o Sahara marroquino, acrescenta o comunicado.

Reiterando que os Estados Unidos “acreditam que uma solução política negociada deve ser encontrada sem mais demora”, a mesma fonte acrescentou que”o resultado das negociações sob os auspícios das Nações Unidas –
mutuamente acordadas pelas partes e reflectindo o seu empenho nos esforços das Nações Unidas num espírito de realismo e compromisso – seria a solução final para esta questão”.

Neste sentido, os Estados Unidos continuam a considerar a proposta de autonomia marroquina como séria, credível e realista”, reafirmou a diplomacia norte-americana.

A visita a Rabat do vice-secretário adjunto dos EUA para o Norte de África centrar-se-á igualmente no “reforço da parceria entre os Estados Unidos e Marrocos e numa série de prioridades de segurança regional”, conclui o comunicado de imprensa.

//RTB

Artigos relacionados

Bamba Banjai detido na segunda Esquadra de Bissau

Bamba Banjai detido na segunda Esquadra de Bissau

O deputado da Nação e dirigente do Movimento para Alternância Democrática MADEM-G15, Bamba Banjai, foi detido esta terça-feira (27.02), após ser ouvido durante cinco horas, na Segunda Esquadra de Bissau. Fonte: cFm

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE