Sahara Marroquino: A Zâmbia reitera o seu apoio à integridade territorial de Marrocos.
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

Maio 25, 2024

Maio 25, 2024

A República da Zâmbia reiterou, sexta-feira, 25 de maio de 2024, em Rabat, o seu apoio à integridade territorial e à soberania de Marrocos sobre todo o seu território, incluindo o Sahara marroquino, sublinhando a relevância do plano de autonomia marroquino como o único “credível, sério e solução realista”.

Esta posição foi expressa numa declaração conjunta publicada na sequência de reuniões entre o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Africana e Marroquinos no Estrangeiro, Nasser Bourita, com o Ministro da Justiça e Ministro Interino dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da Zâmbia, Mulambo Haimbe.

Neste comunicado de imprensa, Haimbe reiterou o “total apoio” do seu país ao plano de autonomia apresentado pelo Reino de Marrocos e enfatizou a sua relevância como a única solução “credível, séria e realista”.

O responsável zambiano elogiou também os esforços das Nações Unidas como o quadro exclusivo para alcançar uma solução realista, prática e duradoura para a disputa sobre o Sahara marroquino.

Saudando o “valor positivo” desta decisão, Bourita saudou a “evolução positiva” das relações entre os dois países irmãos ao longo dos anos com a abertura, em Outubro de 2020, da embaixada da Zâmbia em Rabat e do seu consulado geral em Laâyoune. , bem como a sua participação, no dia 15 de janeiro de 2021, na Conferência Ministerial de Apoio à Iniciativa de Autonomia sob a Soberania do Reino, organizada a convite de Marrocos e dos Estados Unidos da América.

//RTB



                                              

.

Artigos relacionados

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE