A Comunidade da Domínica reafirmou, segunda-feira em Rabat, o seu apoio à integridade territorial e à soberania do Reino de Marrocos sobre todo o seu território, incluindo o Sahara marroquino.
Esta posição foi expressa num comunicado conjunto publicado na sequência de conversações entre o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Africana e Marroquinos residentes no estrangeiro, Nasser Bourita, e o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Assuntos Internacionais, Comércio e Energia da Comunidade da Domínica, Vince Henderson.
Neste Comunicado Conjunto, o Sr. Henderson reiterou o apoio do seu país à iniciativa de autonomia, apresentada pelo Reino em 2007, como a única solução credível, séria e realista para a resolução da disputa em torno do Sahara marroquino.
A este respeito, saudou os esforços das Nações Unidas como o quadro exclusivo para alcançar uma solução realista, prática e duradoura para esta disputa regional.
Como membro da Organização dos Estados do Caribe Oriental (OECO), a Comunidade da Dominica saudou a abertura de uma Embaixada da OECO em Rabat (18 de outubro de 2018) e de um Consulado Geral em Dakhla (31 de março de 2022), o que certamente representará um grande oportunidade para consolidar ainda mais o comércio bilateral entre o Reino de Marrocos e os seis estados das Caraíbas Orientais, sublinha o comunicado de imprensa.
//RTB

Bolsonaro será julgado por liderar complô golpista no Brasil
Goobo O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil, reconheceu o papel de liderança do ex-presidente Jair Bolsonaro numa tentativa de golpe de Estado após a sua derrota nas eleições de 2022. Moraes afirmou que a Procuradoria-Geral da...
0 Comments