Rússia e Ucrânia prometem apoiar Guiné-Bissau na formação de quadros
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Outubro 27, 2022

Outubro 27, 2022

De acordo com a ANG, o Presidente da República disse que os seus homôlogos da Rússia Vladmir Putin e da Ucrânia Volodymyr Zelensky comprometem-se em apoiar a formação de quadros nacionais, principalmente nas àreas da medicina, electrotécnia e agronomia.

Umaro Sissoco Embalo, falava hoje no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, após dois dias de visita a Rússia e Ucrânia, enquanto Presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), com objectivo de levar a mensagem de paz e preocupação do continente africano sobre a guerra entre os dois países.

“Pois a Guiné-Bissau precisa de engenheiros agrónimos para desenvolver o sector da agricultura e não de pessoas com formação na área de relações internacionais e ciências politicas”, afirmou o chefe de Estado da Guiné-Bissau de regresso da Ucrânia.

Disse que, a sua visita a dois países beligerantes serve de ponte para os dois Presidentes possam sentar-se numa mesa de negociação por forma a encontrar suloção para o fim da guerra.

Revelou que, a segunda etapa vai ser a criação de grupo de contactos, a ser feita pela ministra dos Negócios Estrangeiros guineense, a quem já deu orientações para concertar posições com seu homôlogo dos Estados Unidos para asseguarar a paz naquela região.

Afirmou que, a sua visita pode ajudar na sensibilização das partes para avançar com as negociações, tendo em conta o impacto do conflito no seio da população tanto da Ucrânia, bem como da Rússia e no mundo.

“Num pequeno passeio nas ruas dos dois paises deu para perceber de que o Povo já está cansado dessa guerra”, informou.

O chefe de Estado guineense revelou que vai reportar aos seus homôlogos africanos e europeus as informações que recebeu quer da parte do Presidente Russo, assim como da Ucrânia.

Umaro Sissoco Embalo lamentou o nivel da destruição de infra-estruturas na Ucrânia devido a guerra.

Por outro lado, interrogado sobre a nova data para eleições legislativas, proposta pelo Governo em concertação com os partidos politicos, disse que até agora não sabe de nada.

“Essa é a proposta. Eu marquei as eleições por decreto presidencial e até hoje estou na lógica de 18 de dezembro”, disse Umaro Sissoco Embaló no seu regresso ao país, após ter realizado visitas à Rússia e Ucrânia.

RTB/ANG

Artigos relacionados

Ilídio Vieira Té Renuncia como Coordenador do PRS na Região de Biombo

Ilídio Vieira Té Renuncia como Coordenador do PRS na Região de Biombo

Em uma reviravolta surpreendente, o ex-ministro das finanças, Ilídio Vieira Té, anunciou sua renúncia ao cargo de Coordenador do Partido da Renovação Social (PRS) na Região de Biombo atravésde uma carta datada de 22/09/2023. Té, que ocupou uma posição central na...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE