Reflexões e desafios na comunicação comunitária: Conclusões do XVII encontro da RENARC em Gabú
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

Janeiro 19, 2024

Janeiro 19, 2024

A Presidente da Rede de Mulheres Profissionais da Comunicação Social (AMPROCS), também membro do SINJOTECS, reconheceu a comunicação como uma alavanca crucial para o desenvolvimento.

Paula Melo, falava no encerramento do XVII Encontro Nacional das Rádios e Televisões Comunitárias em Gabú, decorrido de 17 a 19 de janeiro, destacou a importância da comunicação eficaz, alertando os comunicadores para a necessidade de desempenhar seu papel essencial no desenvolvimento.

Melo enfatizou, durante sua intervenção sobre a produção de conteúdos radiofónicos, a diversificação e o enriquecimento das grelhas de programações, incentivando a criação de conteúdos envolventes para atrair o público, mantendo-se dentro da linha editorial e dos princípios que norteiam as rádios comunitárias.

A presidente da AMPROCS encorajou a criação de equipas de gestão nas rádios para garantir a manutenção periódica dos equipamentos.

Djibril Mandjam, em nome da RENARC, apelou à solidariedade entre os membros para superar as enormes dificuldades enfrentadas pelas rádios comunitárias, abordou questões como sustentabilidade e gestão administrativa.

O Diretor da Rádio Leste FM, Jorge Sambú, em nome dos órgãos locais, realçou a importância das rádios estarem centradas na comunidade, divulgando conteúdos relevantes e reforçar sensibilizações sobre violações dos direitos humanos e práticas nefastas, apesar das dificuldades e do impacto das redes sociais. Ele também defendeu adescentralização dos serviços para tornar os órgãos mais comunitários.

Aissatu Sidibe da Rádio mulher de Bafatá, em nome dos participantes, pediu uma melhoria na coordenação das atividades e destacou a importância da participação feminina na RENARC, especialmente na sua direção. Ela incentivou as mulheres a focarem-se e mostrarem determinação para conquistar espaço, reconheceu o papel fundamental das mulheres na emancipação da rádio.

O XVII Encontro Nacional da RENARC decorreu de 17 a 19 de janeiro de 2024 em Gabú, no Hotel Hobbe, sob o lema “Por Uma Comunidade Resiliente”.

O evento contou com apresentações sobre a plataforma digital RENARC, destacando sua importância na gestão administrativa e financeira das rádios comunitárias.

O encontro concluiu-se com a criação de uma comissão de revisão estatutária, aprovação parcial do relatório de atividades, escolha da Rádio Voz de Rio Cacheu como próximo local e a adesão provisório da nova Rádio “Bemba” à RENARC.

A organização recomendou a criação de um gabinete de consultoria e o dinamismo de um núcleo de mulheres radialistas.

//RTB

Artigos relacionados

Bamba Banjai detido na segunda Esquadra de Bissau

Bamba Banjai detido na segunda Esquadra de Bissau

O deputado da Nação e dirigente do Movimento para Alternância Democrática MADEM-G15, Bamba Banjai, foi detido esta terça-feira (27.02), após ser ouvido durante cinco horas, na Segunda Esquadra de Bissau. Fonte: cFm

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE