Putin lança a cúpula Rússia-África na frente de vários líderes africanos, incluindo Al-Sissi, Goïta, Traoré, Azali
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Bantaba

Julho 28, 2023

Julho 28, 2023


Depois de Sochi em 2019, a segunda Cúpula Rússia-África foi lançada nesta quinta-feira, 27 de julho de 2023, em São Petersburgo. 
Foi o Presidente da República Federal da Rússia quem oficializou o lançamento da obra, na presença de vários Chefes de Estado.

Em particular, o Presidente Azali Assoumani da União das Comores, que é também o actual Presidente da União Africana, Abdel Fattah al-Sissi do Egipto, o Coronel Assimi Goita do Mali e o Capitão Ibrahim Traoré do Burkina Faso. O objetivo é fortalecer a parceria econômica e de segurança com a África.

Sob o tema: “Pela paz, segurança e desenvolvimento”, a Cimeira Rússia-África reúne convidados de cerca de quarenta países africanos. Durante a sessão plenária do Fórum Econômico e Humanitário, o presidente russo fez um discurso cheio de compromissos.

Entre eles está o desejo de fornecer cereais gratuitos a seis países africanos.

“Nos próximos meses, poderemos garantir entregas gratuitas de 25 a 50.000 toneladas de cereais ao Burkina Faso, Zimbabwe, Mali, Somália, República Centro-Africana e Eritreia”, anunciou Vladimir Putin.

Continuando sua comunicação, o inquilino do Kremlin julgou óbvio o potencial da África. E para fundamentar seu ponto de vista, ele disse que a taxa de crescimento anual do PIB nos últimos vinte anos supera a do mundo.

“A população está se aproximando de 1,5 bilhão de pessoas e crescendo mais rápido em todo o mundo. O crescimento da classe média que define a principal demanda por produtos e serviços modernos supera os indicadores de medida na maioria das regiões do mundo”, argumentou.

Informando que a Rússia está principalmente interessada em aprofundar ainda mais as multifacetadas relações humanas, comerciais e de investimento com a África, Vladimir Putin acredita que isso atende às necessidades de todos os estados e promove seu crescimento e prosperidade.

Além disso, ele observou que no final do ano passado, o comércio Rússia-África totalizou 18 milhões de dólares americanos.

“Este é um resultado óbvio da Cúpula Rússia-África. E estou convencido de que, num futuro próximo, poderemos aumentar ainda mais o comércio”, declarou o presidente russo, não sem lembrar que, no primeiro semestre deste ano, o volume de importações e exportações ascendeu a mais de um terço, e que a estrutura do comércio russo na África é mais de 50% composta por máquinas, equipamentos e alimentos, entre outros.

Guine news

Artigos relacionados

Flotilha da Liberdade acusa Bissau de impedir que a ajuda chegue a Gaza

A coligação Flotilha da Liberdade, que pretende levar navios com 5.550 toneladas de ajuda humanitária a Gaza, acusou hoje as autoridades da Guiné-Bissau de retirar a bandeira a dois navios, após uma inspeção, impedindo-os de navegar. Em comunicado, a organização disse...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE