Processo para exploração do petróleo se encontra numa fase avançada
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Mamasamba Balde

Julho 21, 2023

Julho 21, 2023

O porta-voz do governo e igualmente ministro do Turismo e Artesanato revelou que o processo para a exploração do petróleo esta numa fase muito avançada, razão pela qual o governo renova o contrato com a empresa responsável pela exploração.

Fernando Vaz falava esta quinta-feira à imprensa, após a reunião Ordinária do Conselho de Ministros que decorreu no Palácio da República, sob a presidência do Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló.

Por isso, de acordo com Vaz, o executivo aprovou o projeto de Decreto que aprova a extensão das fases atuais das licenças de pesquisa Sinapa (bloco 2) e esperança (bloco 4A e 5A) para exploração do petróleo nas águas nacionais.

Segundo o governante, está prevista para Maio do próximo ano a chegada do barco de perfuração nas águas profundas.

“Há poucos navios de perfuração nas águas profundas como a de Guiné-Bissau. O navio esperado no país se encontra neste momento no Senegal”,

afirmou.

Fernando Vaz reconheceu que existe um equívoco na interpretação da decisão do Conselho de Ministros Extraordinário da última terça-feira, sobre o bloqueio do salários do pessoal quadro do Ministério da Educação Nacional, que, segundo diz, abandonaram os seus postos de trabalho.

Fernando Vaz afirma que a medida é para controlar a massa salarial, que diz ser incomportável.

“ O que o governo fez é tomar uma medida para beneficiar os que estão a trabalhar, não aqueles que abandonam o serviço e continuam a receber seus ordenados. A massa salarial está quase em 7 bilhões de francos cfa, portanto, era preciso essa medida”, afirmou.

Na terça-feira passada, o governo reuniu-se em Sessão Extraordinária, no Palácio do Governo sob a Presidência do Primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam e após análise e discussão, decidiu adotar o Relatório sobre a Declaração de Bloqueio dos salários do pessoal quadro do Ministério da Educação Nacional ausentes dos respetivos postos de serviços.

Em decorrência, o plenário governamental instruiu a ministra da Educação Nacional a promover a execução de medidas necessárias, visando um efectivo controlo e apuramento do número real, quer de docentes quer do pessoal administrativo, em serviço naquele departamento governamental.

Em relação à interrupção das emissões da RDP e RTP-África nas antenas nacionais nos últimos dias, Fernando Vaz afirma que a situação já está resolvida e nega que a interrupção esteja ligada à alguma decisão do Governo.

“A emissão destas duas estações portuguesas será restabelecida nas antenas nacionais”,

garantiu.

ANG/LPG//SG

Artigos relacionados

Niger: Dezenas de soldados mortos em suspeito ataque jihadista

Niger: Dezenas de soldados mortos em suspeito ataque jihadista

Reuters NIAMEY, 29 de Setembro - Pelo menos uma dúzia de soldados nigerinos foram mortos após um ataque de centenas de insurgentes armados em motas na região sudoeste do país na quinta-feira de manhã, informou o Ministério da Defesa da nação da África Ocidental. Sete...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE