Presidente Sissoco quer que “ajustes de contas” sejam feitos fora de funções.
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Novembro 23, 2022

Novembro 23, 2022

O Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro sissoco Embalo empossou hoje (23.11) novo Procurador-Geral Edmundo Mendes, após ter exonerado ontem antigo detentor de ação penal Bacari Biai.

No ato de posse Umaro Sissoco Embalo instou ao novo Procurador-Geral que “ ajustes de contas sejam feitos fora de exercício de funções”.

“ Exijo sempre contenção e conservação entre órgãos da justiça [ Procuradoria, Supremo Tribunal da Justiça e Tribunal de Contas], este é nosso objetivo. Você [ PGR] é jovem e penso que aquela cultura de ódio gratuito que sempre paira, que ajuste de contas sejam feitos fora de funções”, advertiu Sissoco Embalo que frisou ainda ser “ presidente pacifista” pelo que não acompanha a “dinâmicas de guerra” e nem de “ ajustes de contas “.

O novo Procurador-Geral da República Edmundo Mendes disse que “ não tem contas a ajustar com ninguém “.

“ O que vai fazer dentro do Ministério Público, não é para fazer ajustes de conta, porque não tenho conta a ajustar com ninguém. Eu estou lá ao serviço do país e defesa de interesse público “, replicou Edmundo Mendes, que falou ainda a imprensa da missão enquanto detentor de ação penal.

“ Eu vou voltar a minha casa e fazer justamente, aquilo que estou habituado a fazer, dentro da normalidade, da liberdade, da legalidade e da defesa de democracia, dos direitos fundamentais agindo ao cobertos deveres de objetividade, de isenção e de imparcialidade “, garantiu novo PGR.

Questionado de dossiê sobre escândalo de tráfico de droga que supostamente teria envolvidos altos dirigentes do país, Edmundo Mendes esclareceu que não cabe ao Procurador Geral da República a missão investigativa.

“ Como sabem quem conduz as investigações são magistrados do Ministério Público, não Procurador-geral da República. A função do Procurador-geral da República é gerir os recursos humanos afeto ao Ministério Público “, explicou Edmundo Mendes, contudo admitiu “inteirar de dossier” sobre “suposto envolvimento de altos dirigentes” do país “no escândalo de tráfico de droga”, esclareceu.

O Presidente da Guiné-Bissau Umaro sissoco Embalo exonerou esta terça-feira (22.11) antigo Procurador- Geral da República Bacari Biai, através do decreto que não precisou os motivos da exoneração.

RTB
Mamandin Indjai
E-Global

Artigos relacionados

Casa de Ntupé foi atacada “a tiros “por pessoas desconhecidas.

Casa de Ntupé foi atacada “a tiros “por pessoas desconhecidas.

A casa do advogado e analista jurídico Marcelino Intupé foi atacada a tiros esta noite (05.12) por pessoas desconhecidas, informou a Rádio Sol mansi. “Estas informações foram confirmadas por pessoas próximas à sua residência e por fontes policiais que...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE