Presidente de Transição de Tchade está de visita em Bissau.
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Mamasamba Balde

Outubro 29, 2022

Outubro 29, 2022

O Presidente de Transição de Tchade, Mahamat Idriss Déby Itno chegou esta noite em Bissau para uma visita de trabalho de dois dias

No Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, o chefe de estado Tchadiano foi recebido pelo seu homólogo Umaro sissoco Embalo, presidente da República da Guiné-Bissau e presidente em exercício da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

De acordo com programa de visita a posse da Rádio TV Bantaba, os dois chefes de estados terão encontro de trabalho no Domingo e de seguida, declaração conjunta que acontecerá no Palácio da República.

A República de Tchade que vive momento conturbado, marcado pela manifestação da oposição que resultou em 50 mortos e cerca de 300 feridos no passado 20 de Outubro de ano em curso.

Facto que as autoridades de Transição no Tchade consideraram de “resposta a um golpe, uma insurreição“.

“Trata-se de uma verdadeira insurreição minuciosamente planeada para criar o caos no país“, sublinhou o Presidente Tchadiano na reunião dos Líderes dos países da Comunidade Econômica dos Estados de África Central (CEEAC), que teve lugar estaterça-feira em Kinshasa, com objetivo de “analisar a situação no Chade.

Perante “o massacre” o general de 38 anos, decretou 7 dias de luto nacional, tendo prometido “ a justiça “ e acusou ainda a oposição Tchadiana e os rebeldes de terem recrutado grupos terroristas para “assassinatos gratuitos de massa”.

A Organização Mundial contra a Tortura acusou o poder chadiano de “graves violações de Direitos Humanos “, apontando “pelo menos 80 pessoas mortas “ das represálias durante as manifestações.

A Organização disse ainda ter submetido a ONU “casos de execuções sumárias e de torturas contra manifestantes pacíficos”.

RTB

Artigos relacionados

Casa de Ntupé foi atacada “a tiros “por pessoas desconhecidas.

Casa de Ntupé foi atacada “a tiros “por pessoas desconhecidas.

A casa do advogado e analista jurídico Marcelino Intupé foi atacada a tiros esta noite (05.12) por pessoas desconhecidas, informou a Rádio Sol mansi. “Estas informações foram confirmadas por pessoas próximas à sua residência e por fontes policiais que...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE