Presidente da República rejeita a nomeação de Domingos Simões Pereira como Primeiro-Ministro
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Maio 19, 2023

Maio 19, 2023

Umaro Sissoco Embaló, declarou hoje que Domingos Simões Pereira não será nomeado Primeiro-Ministro, caso a coligação PAI – Terra Ranka vença as eleições legislativas de 04 de junho.

O anúncio foi feito durante a inauguração do porto de pesca artesanal, construído pela China, no bairro de Bandim, em Bissau. Embaló afirmou que não criará obstáculos a um Primeiro-Ministro proposto pela coligação PAI – Terra Ranka, desde que este não seja Domingos Simões Pereira, ex-chefe do governo e líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

No passado, o Presidente afirmou que nunca nomearia Domingos Simões Pereira como Primeiro-Ministro. Embaló sublinha que isso não significa que rejeitaria um governo formado pela coligação do PAIGC, caso vençam as eleições.

Embora o Presidente da República mencione não ter objeções ao PAIGC, que lidera a coligação PAI – Terra Ranca juntamente com outras quatro formações políticas, ele sugere que é possível que o Movimento da Alternância Democrática (Madem G-15) possa formar uma coligação pós-eleitoral com o PAIGC, caso um dos partidos obtenha a maioria dos votos.

O Madem G-15 foi fundado por dissidentes do PAIGC, incluindo o atual Presidente. Além disso, Embaló criticou o Partido da Renovação Social (PRS), que faz parte do atual governo, mas que tem criticado as ações do executivo durante a campanha eleitoral.

Vários analistas políticos da Guiné-Bissau consideram provável que o PRS e a coligação PAI – Terra Ranca possam estabelecer uma parceria pós-eleitoral para dar viabilidade ao próximo governo. No entanto, o Presidente Embaló sinaliza que poderá ele mesmo procurar um entendimento entre a coligação PAI – Terra Ranca e o Madem G-15.

RTB/Lusa

Artigos relacionados

PSG oficializa saída de Lionel Messi

PSG oficializa saída de Lionel Messi

O PSG anunciou oficialmente a saída de Lionel Messi, pouco antes da última partida da temporada no Parc des Princes, após duas temporadas contrastantes. Ao chegar ao fim de seu contrato em 30 de junho (e decidiu não renová-lo), o capitão argentino anunciou sua saída...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE