União Africana apoia CEDEAO após decisão de enviar força militar para o Níger, isto depois que, na quinta-feira 10 de julho de 2023, o bloco regional determinou o envio de uma “força de reserva” para restabelecer a ordem constitucional no Níger.
Moussa Faki Mahamat, presidente da Comissão da União Africana, declarou seu firme apoio às medidas tomadas pela CEDEAO para abordar a mudança anticonstitucional no Níger. Além disso, ele expressou séria preocupação com a detioração das condições de detenção do ex-presidente do Níger, Mohamed Bazoum, criticando o tratamento que recebeu das autoridades militares após o golpe de 26 de julho.
A CEDEAO tomou a decisão de enviar a “força de reserva” para o Níger com o objetivo de restaurar a ordem constitucional.
O país está atualmente sob um regime militar que se estabeleceu após um golpe de Estado, e pouco antes de uma cimeira, apresentou um novo governo liderado por Ali Mahaman Lamine Zeine, composto por 20 ministros. Esse anúncio pode ser interpretado como um desafio à CEDEAO.
//RTB/Lusa
General Doumbouya proíbe proíbe ministros de viajar para o estrangeiro
O chefe da junta militar da Guiné, General Mamady Doumbouya, proibiu os ministros de viajar para o estrangeiro sem a sua autorização e ordenou o regresso de todos aqueles que se encontram atualmente fora do país, anunciou o seu gabinete. O comunicado, emitido na...
0 Comments