O deputado do Movimento para a Democracia (MpD) de Cabo Verde, Osvaldo Pereira Dias, afirmou na quarta-feira, 10 de agosto, que a presidência da Guiné-Bissau na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) é “uma oportunidade que deve ser aproveitada para dinamizar e reforçar as relações entre os países a favor de uma verdadeira integração no mercado comunitário de mais de 400 milhões de pessoas”.
O deputado do MpD, partido no poder, eleito no círculo da África fez estas afirmações durante uma reunião com os dirigentes e militantes do Partido dos Trabalhadores Guineenses (PTG), em Bissau. Dias que também é deputado do parlamento da CEDEAO se encontra no país e, já visitou a sede desta formação política recém criada à convite desta no âmbito da relação entre o PTG e MpD.
“É um orgulho não só para a Guiné-Bissau, mas para todos os países falantes da língua oficial portuguesa a assunção da presidência rotativa da Cimeira dos Chefes de Estado e Governo da CEDEAO” afirmou o parlamentar, acrescentando que neste particular que a boa relação de cooperação existente entre Bissau e Praia, simboliza relações históricas de amizade e irmandade que na sua opinião, “podem ser reforçadas e ir para além das ligações por via aérea, bem como por via marítima para empoderamento económico da população, cuja maioria de 60 a 70 por cento é jovem, força motriz do desenvolvimento”.
O deputado aproveitou a ocasião para parabenizar a Guiné-Bissau pela liderança assumida da presidência da CEDEAO e os PALOP em particular, tendo reafirmado que é preciso uma aposta séria no setor da educação para alavancar o desenvolvimento.
“Se se colocar 30 a 40 por cento do OGE a disposição do setor da educação para qualificação dos recursos humanos, a África vai desenvolver”, defende, citando o antigo Presidente da África do Sul, Nelson Mandela, que afirma: “EDUCAÇÃO É CHAVE DO DESENVOLVIMENTO”.
Perante os dirigentes e militantes do PTG, Orlando Pereira Dias, assegurou que é obrigatório para ele, enquanto deputado da CEDEAO, ajudar os Estados membros nos problemas sociopolíticos e econômicos, encontrar soluções, sobretudo para os setores da educação, saúde, infraestruturas e tecnologias.
Para o deputado cabo-verdiano, o mais importante na democracia é a convivência democrática e o respeito aos princípios da liberdade, democracia, paz, segurança e da estabilidade, que segundo ele, são condições para criar e melhorar a qualidade de vida da população.
“Servir o povo, trabalhar junto do povo, com o povo e, para o povo em prol da melhoria das condições de vida do povo, são os objetivos de criação dos Partidos Políticos”, enfatizou.
Por fim, o deputado Orlando Pereira Dias, desejou votos de sucessos ao partido dos trabalhadores nas próximas eleições legislativas marcadas para dezembro.
RTB
0 Comments