PR pede ação e compromissos com Países Menos Desenvolvidos
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Março 7, 2023

Março 7, 2023

O Presidente da República Umaro Sissoco Embaló, solicitou hoje “decisões”, “compromissos” e “ação” em prol dos Países Menos Desenvolvidos (PMD) para que possam ser integrados na “economia global”.

“A hora é de ação. Esperamos que desta conferência saiam decisões e compromissos que permitam atender às necessidades específicas dos PMA e para a sua melhor inclusão na economia global, o que permitirá uma maior contribuição destes países na construção de um mundo de paz e de felicidade para todos”, afirmou Umaro Sissoco Embaló.

O chefe de Estado guineense discursava na quinta conferência das Nações Unidas sobre Países Menos Desenvolvidos, que vai decorrer até quinta-feira em Doha, no Qatar.

O Presidente salientou também que apesar da “conjuntura internacional difícil” e dos “constrangimentos financeiros” provocados pela subida dos preços dos bens alimentares e petrolíferos, o seu país está hoje “mais habilitado” para realização do Plano de Ação de Doha e dos objetivos de desenvolvimento das Nações Unidas e da União Africana.

“Os países Menos Avançados foram também fortemente impactados pela pandemia da covid-19 e continuam à confrontar-se com os efeitos nefastos da mudança climática e desastres naturais de grandes envergaduras e cada vez mais recorrentes”, disse Umaro Sissoco Embaló.

Líderes e representantes de 33 países africanos, 12 países da Ásia-Pacífico e Haiti estão reunidos, cinco décadas depois de a Organização das Nações Unidas (ONU) ter criado a categoria dos países menos desenvolvidos (PMD), para fornecer apoio internacional especial aos seus membros mais vulneráveis e desfavorecidos.

Um plano de ação para estes países foi adotado na Assembleia Geral da ONU no ano passado.

No entanto, não se espera que sejam feitas grandes promessas financeiras na Cimeira de Doha, que foi adiada duas vezes devido à pandemia de covid-19.

O Afeganistão e Myanmar não estão presentes, uma vez que os seus governos não são reconhecidos pelos membros da ONU.

RTB/Lusa

Artigos relacionados

Aumenta para 149 o Número de Mortos devido às Chuvas no RS

Aumenta para 149 o Número de Mortos devido às Chuvas no RS

CNN O número de pessoas mortas em consequência das chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul nas últimas duas semanas subiu para 149. De acordo com o balanço da Defesa Civil divulgado no início da noite desta terça-feira (14), o estado ainda registra 112 desaparecidos...

Primeiro-Ministro Eslovaco é Alvejado e Gravemente Ferido

Primeiro-Ministro Eslovaco é Alvejado e Gravemente Ferido

NPR PRAGA — O Primeiro-Ministro Eslovaco, Robert Fico, encontra-se em estado crítico após ter sido ferido a tiro durante um evento político na tarde de quarta-feira, de acordo com o seu perfil no Facebook. O líder 59 anos, foi atingido no estômago depois de quatro...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE