PR lamenta detenção em Portugal do Procurador apanhado com droga
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Abril 27, 2024

Abril 27, 2024

Lusa

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, lamentou hoje a detenção em Portugal de um Procurador da República alegadamente apanhado com droga e destacou que o caso está a ser tratado entre as magistraturas dos dois países.

Ao falar com os jornalistas ao chegar a Bissau vindo de Portugal, onde participou nas celebrações do 50º aniversário do 25 de Abril, Sissoco Embaló comentou a detenção no aeroporto de Lisboa do Procurador Eduardo Mancanha, no passado dia 21, alegadamente na posse de haxixe.

“Lamento que tenha sido um magistrado a cair nesta situação. Quem deve julgar não pode cair nisso, mas como sabem o Presidente não julga, mas fiquei reconfortado com o comunicado do Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público sobre o assunto”, notou Embalo.

O Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público decidiu suspender Eduardo Mancanha, que estava de licença para doutoramento em Portugal, e também ordenou a abertura de um processo disciplinar.

O Presidente guineense afirmou que o caso “está a causar mais alarido” na Guiné-Bissau “do que em Portugal”, onde, disse, o Procurador detido está a ter um tratamento “adequado ao seu estatuto”.

“Não é nada de extraordinário, muitos países do mundo tiveram magistrados envolvidos nisso”, precisou Sissoco Embalo, destacando que não faz “barulho” quando está em jogo a imagem da Guiné-Bissau.

Embaló sublinhou que o caso está a ser tratado entre as magistraturas de Portugal e da Guiné-Bissau e aproveitou para recordar que recentemente “um barco de droga foi apanhado num país vizinho, mas sem grande destaque”, frisou.

Quanto ao facto de um grupo de cidadãos guineenses ter protestado contra a sua presença nas celebrações do 25 de Abril, Sissoco Embalo disse que não se preocupa com isso e que o seu foco é a Guiné-Bissau. Entre outras coisas, o grupo chamou Embalo de ditador.

“Eu não sou ditador, sou disciplinador. Eu me preocupo com pessoas fracassadas. Eu me preocupo apenas com o povo da Guiné-Bissau a quem devolvi a autoestima. O meu foco é tornar o Estado da Guiné-Bissau respeitado”, sublinhou Embalo.

A propósito, anunciou que no próximo dia 01 de maio vai assistir às celebrações do 50º aniversário da antiga prisão colonial de Tarrafal, em Cabo Verde, e no dia 30, receberá em Bissau o novo Presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye.

RTB/Lusa

Artigos relacionados

Aumenta para 149 o Número de Mortos devido às Chuvas no RS

Aumenta para 149 o Número de Mortos devido às Chuvas no RS

CNN O número de pessoas mortas em consequência das chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul nas últimas duas semanas subiu para 149. De acordo com o balanço da Defesa Civil divulgado no início da noite desta terça-feira (14), o estado ainda registra 112 desaparecidos...

Primeiro-Ministro Eslovaco é Alvejado e Gravemente Ferido

Primeiro-Ministro Eslovaco é Alvejado e Gravemente Ferido

NPR PRAGA — O Primeiro-Ministro Eslovaco, Robert Fico, encontra-se em estado crítico após ter sido ferido a tiro durante um evento político na tarde de quarta-feira, de acordo com o seu perfil no Facebook. O líder 59 anos, foi atingido no estômago depois de quatro...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE