De acordo com ANG, o Presidente da República procedeu hoje a entrega de 53 viaturas e motorizadas para os Ministérios da Defesa Nacional e dos Combatentes da Liberdade da Pátria e do Interior e da Ordem Pública.
Entre as viaturas entregues, 25 são para o Ministério da Defesa e 28 para o Ministério do Interior e da Ordem Pública e mais 50 motorizadas.
Na sua intervenção no ato, Umaro Sissoco Embaló disse que o gesto vai abranger igualmente ao Ministério de Saúde para que possa dispor de condições de evacuações sanitárias ao nível nacional.
Sissoco Embaló recordou na ocasião que o Governo já tinha afetado viaturas às instituições da magistratura judicial e do Ministério Público.
“Hoje estamos a fazer a entrega de meios de locomoção ao Ministério da Defesa e consequentemente ao Estado Maior General das Forças Armadas”, disse.
O chefe de Estado afirmou que o gesto se realiza no âmbito de dotação e capacitação das instituições de Estado com meios indispensáveis para o cumprimento cabal das duas missões.
“Apelo aos condutores dos referidos veículos para que tenham a consciência de que os referidos bens custam muito dinheiro, e quem os estragar irá imediatamente para a prisão e os custos de manutenção serão descontados nos seus ordenados”, referiu.
Umaro Sissoco Embaló disse que chegou o momento de se começar a responsabilizar as pessoas pelos erros cometidos , frisando que, não é por ser militar é que se deve maltratar as viaturas através de condução sem regras.
Por sua vez, o ministro da Defesa Nacional e dos Combatentes da Liberdade da Pátria agradeceu ao Presidente da República, e declarou que os referidos carros darão outra dinâmica às Forças Armadas guineenses.
Marciano Silva Barbeiro deixou uma garantia ao chefe de Estado de que as Forças Armadas estarão à altura de saber utilizar e aproveitar as referidas viaturas para o seu bem e o do povo guineense em geral.
O ministro de Estado do Interior e da Ordem Pública,Botche Candé louvou igualmente o Presidente da República, tendo qualificado o ato de inédito, destacando que durante o mandato de Umaro Sissoco Embaló o Ministério do Interior já beneficiou de dezenas de carros para os seus serviços.
Botche Candé, recordou que já tinham beneficiado de 10 viaturas oferecidos pela Mauritânia e que receberam mais 17 do Governo e agora vão receber 28 viaturas.
As referidas viaturas Toyotas Hilux, Prados, Land Cruiser, ambulâncias e um camião cisterna ante distúrbio de água quente, foram adquiridos pelo Governo num montante não revelado.
RTB/ANG
0 Comments