PR da Guiné-Bissau Enfatiza a Importância da Juventude e Sustentabilidade na XIV Cimeira da CPLP
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

Agosto 27, 2023

Agosto 27, 2023

O Presidente da República de Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, afirmou que a escolha da juventude e da sustentabilidade como tema central da XIV Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é de extrema importância.

Ressaltou que a CPLP, assim como qualquer empreendimento humano, precisa de sustentabilidade ao longo do tempo. Embaló fez esse pronunciamento durante seu discurso de abertura da Cimeira em Príncipe, capital de São Tomé e Príncipe.

O evento contou com sete chefes de Estado e três primeiros-ministros, mas Moçambique e Timor-Leste não estiveram representados por altos funcionários.

O Presidente guineense enfatizou a relevância da juventude como portadora do futuro, destacando que na Guiné-Bissau cerca de 34% da população tem entre 15 e 34 anos. Ele observou que essa dinâmica demográfica é comum em vários países africanos e ressaltou a importância da juventude na construção de um futuro sustentável.

Embaló também destacou o crescimento da CPLP como organização, sua proximidade com os cidadãos e a presença mais ativa na comunidade internacional. Ele mencionou a cooperação entre os países membros, a concertação política e diplomática, assim como a promoção da língua portuguesa como fatores importantes.

O Presidente frisou que a quebra de percepções negativas sobre a presença lusófona na CEDEAO foi um marco relevante.

O Presidente da República de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, anunciou que a Guiné-Bissau assumirá a presidência da CPLP entre 2025 e 2027, sucedendo São Tomé e Príncipe.

A CPLP, fundada em julho de 1996, é composta por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

//RTB/O Democrática gb

Artigos relacionados

Deputado Bamba Banjai notificado pelo DIPIC

Deputado Bamba Banjai notificado pelo DIPIC

O Departamento de Informação Policial e Investigação Criminal da Polícia de Ordem Pública, manda notificar com urgência o Deputado da Nação Bamba Banjai junto da Instalação da 2ª Esquadra. Segundo o documento na posse da Redação da RADIO TV BANTABA, datada de...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE