O Presidente da República de Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, afirmou que a escolha da juventude e da sustentabilidade como tema central da XIV Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é de extrema importância.
Ressaltou que a CPLP, assim como qualquer empreendimento humano, precisa de sustentabilidade ao longo do tempo. Embaló fez esse pronunciamento durante seu discurso de abertura da Cimeira em Príncipe, capital de São Tomé e Príncipe.
O evento contou com sete chefes de Estado e três primeiros-ministros, mas Moçambique e Timor-Leste não estiveram representados por altos funcionários.
O Presidente guineense enfatizou a relevância da juventude como portadora do futuro, destacando que na Guiné-Bissau cerca de 34% da população tem entre 15 e 34 anos. Ele observou que essa dinâmica demográfica é comum em vários países africanos e ressaltou a importância da juventude na construção de um futuro sustentável.
Embaló também destacou o crescimento da CPLP como organização, sua proximidade com os cidadãos e a presença mais ativa na comunidade internacional. Ele mencionou a cooperação entre os países membros, a concertação política e diplomática, assim como a promoção da língua portuguesa como fatores importantes.
O Presidente frisou que a quebra de percepções negativas sobre a presença lusófona na CEDEAO foi um marco relevante.
O Presidente da República de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, anunciou que a Guiné-Bissau assumirá a presidência da CPLP entre 2025 e 2027, sucedendo São Tomé e Príncipe.
A CPLP, fundada em julho de 1996, é composta por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
//RTB/O Democrática gb
Banco Mundial aprova financiamento de 20 milhões de dólares para fortalecer saúde, educação e serviços sociais na Guiné-Bissau
Em 15 de janeiro de 2025, o Banco Mundial aprovou um projeto de US$ 20 milhões destinado a fortalecer os setores de saúde, educação e serviços sociais na Guiné-Bissau. Este financiamento busca melhorar a prestação de serviços essenciais e promover o desenvolvimento...
0 Comments