PR Confirma a presença de Marcelo e Costa nas comemorações dos 50 anos da independência
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

Novembro 8, 2023

Novembro 8, 2023

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, afirmou esta quarta-feira (08), que recebeu a confirmação da presença do Presidente e do Primeiro-Ministro de Portugal nas comemorações do 50.º aniversário da independência do país , apesar da actual crise política em Lisboa.

O líder guineense revelou ter dialogado com Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, ambos assegurando a sua presença em Bissau para as festividades que marcam o cinquentenário da independência da Guiné-Bissau em 16 de novembro.

“Telefonaram-me ontem (terça-feira), isso não está relacionado com a crise política em Portugal”, respondeu Embaló, quando questionado se a instabilidade política em Portugal, que levou à renúncia do Primeiro-Ministro António Costa, poderia afetar a visita dos dois líderes em Bissau.

Umaro Sissoco Embaló fez essas declarações à margem da abertura da XII Assembleia-Geral Ordinária das Organizações das Instituições Superiores de Controle da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada no Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau.

O Presidente guineense enfatizou que reuniu “vários chefes de Estado e de Governo” para participar nas comemorações do 50.º aniversário da Guiné-Bissau, que coincidem com os dados da criação das Forças Armadas Revolucionárias do Povo (FARP), em 16 de novembro .

O Primeiro-Ministro português, António Costa, apresentou o seu pedido de demissão ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na terça-feira, após ter conhecimento, através do Ministério Público, de uma investigação do Supremo Tribunal de Justiça relacionada a projetos de lítio e hidrogénio.

O Presidente aceitou a missão do Primeiro-Ministro e convocou os partidos para audiências no Palácio de Belém, em Lisboa, na quarta-feira. Marcelo Rebelo de Sousa também convocou o Conselho de Estado para uma reunião na quinta-feira.

Numa declaração no Palácio de São Bento, em Lisboa, António Costa negou qualquer envolvimento em atos ilícitos ou condenáveis e expressou a sua total disponibilidade para colaborar com a justiça em tudo o que for considerado necessário.

//RTB/Lusa

Artigos relacionados

Operação das Forças Armadas em Todo País Entra em Ação

Operação das Forças Armadas em Todo País Entra em Ação

Lusa Bissau, Em uma ação sem precedentes, as Forças Armadas guineenses, em cooperação com a Polícia Militar e a Guarda Nacional, lançaram hoje uma operação em larga escala para a busca e apreensão de armas de guerra. A operação, que começou na capital Bissau, visa...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE