O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, afirmou esta quarta-feira (08), que recebeu a confirmação da presença do Presidente e do Primeiro-Ministro de Portugal nas comemorações do 50.º aniversário da independência do país , apesar da actual crise política em Lisboa.
O líder guineense revelou ter dialogado com Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, ambos assegurando a sua presença em Bissau para as festividades que marcam o cinquentenário da independência da Guiné-Bissau em 16 de novembro.
“Telefonaram-me ontem (terça-feira), isso não está relacionado com a crise política em Portugal”, respondeu Embaló, quando questionado se a instabilidade política em Portugal, que levou à renúncia do Primeiro-Ministro António Costa, poderia afetar a visita dos dois líderes em Bissau.
Umaro Sissoco Embaló fez essas declarações à margem da abertura da XII Assembleia-Geral Ordinária das Organizações das Instituições Superiores de Controle da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada no Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau.
O Presidente guineense enfatizou que reuniu “vários chefes de Estado e de Governo” para participar nas comemorações do 50.º aniversário da Guiné-Bissau, que coincidem com os dados da criação das Forças Armadas Revolucionárias do Povo (FARP), em 16 de novembro .
O Primeiro-Ministro português, António Costa, apresentou o seu pedido de demissão ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na terça-feira, após ter conhecimento, através do Ministério Público, de uma investigação do Supremo Tribunal de Justiça relacionada a projetos de lítio e hidrogénio.
O Presidente aceitou a missão do Primeiro-Ministro e convocou os partidos para audiências no Palácio de Belém, em Lisboa, na quarta-feira. Marcelo Rebelo de Sousa também convocou o Conselho de Estado para uma reunião na quinta-feira.
Numa declaração no Palácio de São Bento, em Lisboa, António Costa negou qualquer envolvimento em atos ilícitos ou condenáveis e expressou a sua total disponibilidade para colaborar com a justiça em tudo o que for considerado necessário.
//RTB/Lusa
Finanças cria comissão para verificar regularização fiscal de candidatos às legislativas
Ministério das Finanças da Guiné-Bissau cria comissão ad-hoc para supervisionar regularização fiscal de candidatos às legislativas Bissau, 13 de setembro de 2024 – Com a aproximação das eleições legislativas marcadas para novembro, o Ministério das Finanças da...
0 Comments