Portugal: Demissão de António Costa e Possibilidade de Eleições Antecipadas
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

Novembro 7, 2023

Novembro 7, 2023

O Presidente da República de Portugal aceitou a missão do primeiro-ministro António Costa e convocou partidos e o Conselho de Estado para discussão.

A missão ocorrida após António Costa foi alvo de um inquérito sobre projetos de lítio e hidrogénio. O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que a saída de Costa levaria à dissolução do Parlamento, possivelmente resultando em eleições antecipadas.

Costa justificou a sua missão com base na dignidade ao cargo do primeiro-ministro e apresentou suspeitas sobre a sua integridade.

Houve buscas em gabinetes do Governo e detenção de um chefe de gabinete. Costa serviu quase oito anos como primeiro-ministro.

Em 24 de janeiro deste ano, quando passaram sete anos desde a sua eleição como Presidente da República, foi mais definitivo e afirmou que, “se mudar o primeiro-ministro, há dissolução do parlamento”, referindo-se à “hipótese teórica de aparecer um outro primeiro-ministro da área do PS”.

“Porque esta maioria formou-se com um primeiro-ministro que concorreu não só como líder do partido, mas a líder do Governo. Foi muito importante, eu disse isso no discurso de posse e, portanto, estava fora de causa, quer dizer, com outro primeiro-ministro haveria dissolução do parlamento”, argumentou na altura.

//RTB/Lusa

Artigos relacionados

Operação das Forças Armadas em Todo País Entra em Ação

Operação das Forças Armadas em Todo País Entra em Ação

Lusa Bissau, Em uma ação sem precedentes, as Forças Armadas guineenses, em cooperação com a Polícia Militar e a Guarda Nacional, lançaram hoje uma operação em larga escala para a busca e apreensão de armas de guerra. A operação, que começou na capital Bissau, visa...

PAIGC – militantes e simpatizantes retirados da sua sede

PAIGC – militantes e simpatizantes retirados da sua sede

Segundo informações disponibilizadas por fonte oficial, as Forças de Defesa e Segurança da Guiné-Bissau retiraram hoje os militantes e simpatizes do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) da sua sede, situada ao lado da Presidência da...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE