Porto Comercial de Piquil_Biombo presente na Conferência África_Japão.
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Mamasamba Balde

Agosto 29, 2022

Agosto 29, 2022

A participação da Guiné-Bissau na oitava Conferência Internacional sobre o Desenvolvimento Africano_TICAD-8 permitiu apresentar três grandes projetos para financiamento.

O Projeto de Construção de Porto Comercial em Piquil, esteve no centro do pacote que inclui o Projecto de Transporte Fluvio-marítimo para Evacuação de Pessoas e Mercadorias das Zonas Costeiras e Ilhas e o Projeto Agrícola de Promoção de Fileiras de Legumes e Valorização dos Produtos Agrícolas.

A oitava Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano TICAD-8 encerrou domingo, 28.08.2022, em Túnis, Tunísia, com anúncio de cerca de US$ 30 bilhões em ajuda para o desenvolvimento da África.

A ajuda que se centrará no desenvolvimento de recursos humanos para promover o crescimento económico, foi anunciada pelo primeiro-ministro, Fumio Kishida.

Os altos dirigentes políticos africanos e líderes empresariais participaram no evento que ofereceu à possibimidade para a discussão de parcerias japonesas- africanas e empreendimentos comerciais conjuntos.

Outros tópicos incluiram a segurança alimentar para a África em razão do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, bem como as mudanças climáticas e a promoção de negócios considerados ecologicamente corretos.

A oitava TICAD é a primeira desde 2019 e apenas a segunda realizada na África depois que o Quênia a acolheu em 2016 . É co-organizado entre as Nações Unidas, o Banco Mundial e a Comissão da União Africana.

O Presidente da República e Presidente em Exercício da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, General Úmaro Sissoco Embaló e o Presidente da Tunísia, Kais Saied encontraram-se e tiveram a oportunidade de relançar a amizade guineense-tunisina.

A ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Carla Barbosa, assinou com o seu homólogo tunisino, Othman Jerandi, um Acordo Quadro de Cooperação entre a Guiné-Bissau e a Tunísia.

//RTB

Artigos relacionados

“Já estamos no CAN-2023” diz Baciro Candé

“Já estamos no CAN-2023” diz Baciro Candé

O selecionador nacional, Baciro Candé afirmou esta segunda-feira (27-03), que a turma nacional já está no CAN-2023, a realizar-se no ano 2024, em Côte d'ivoire. As afirmações do selecionador Nacional foram registada, após a derrota dos Djurtus por uma bola a zero...

Recém-nascida abandonada pela mãe na lixeira em Bissau.

Recém-nascida abandonada pela mãe na lixeira em Bissau.

No domingo, 26 de março de 2023, uma mulher foi detida em Bissau, por suspeita de ter abandonado a sua filha recém-nascida numa lixeira. A bebé, com apenas três dias de vida, foi encontrada por moradores na berma da estrada de Granja. A detenção foi realizada por...

Os Djurtus desafiaram o Vítor Osimhem

Os Djurtus desafiaram o Vítor Osimhem

O centro volante de 24 anos que atua na equipa de Nápoles na Séria A da Itália, melhor marcador com 21 golos marcados em 23 partidas disputado....

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE