Porto Comercial de Piquil_Biombo presente na Conferência África_Japão.
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Mamasamba Balde

Agosto 29, 2022

Agosto 29, 2022

A participação da Guiné-Bissau na oitava Conferência Internacional sobre o Desenvolvimento Africano_TICAD-8 permitiu apresentar três grandes projetos para financiamento.

O Projeto de Construção de Porto Comercial em Piquil, esteve no centro do pacote que inclui o Projecto de Transporte Fluvio-marítimo para Evacuação de Pessoas e Mercadorias das Zonas Costeiras e Ilhas e o Projeto Agrícola de Promoção de Fileiras de Legumes e Valorização dos Produtos Agrícolas.

A oitava Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano TICAD-8 encerrou domingo, 28.08.2022, em Túnis, Tunísia, com anúncio de cerca de US$ 30 bilhões em ajuda para o desenvolvimento da África.

A ajuda que se centrará no desenvolvimento de recursos humanos para promover o crescimento económico, foi anunciada pelo primeiro-ministro, Fumio Kishida.

Os altos dirigentes políticos africanos e líderes empresariais participaram no evento que ofereceu à possibimidade para a discussão de parcerias japonesas- africanas e empreendimentos comerciais conjuntos.

Outros tópicos incluiram a segurança alimentar para a África em razão do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, bem como as mudanças climáticas e a promoção de negócios considerados ecologicamente corretos.

A oitava TICAD é a primeira desde 2019 e apenas a segunda realizada na África depois que o Quênia a acolheu em 2016 . É co-organizado entre as Nações Unidas, o Banco Mundial e a Comissão da União Africana.

O Presidente da República e Presidente em Exercício da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, General Úmaro Sissoco Embaló e o Presidente da Tunísia, Kais Saied encontraram-se e tiveram a oportunidade de relançar a amizade guineense-tunisina.

A ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Carla Barbosa, assinou com o seu homólogo tunisino, Othman Jerandi, um Acordo Quadro de Cooperação entre a Guiné-Bissau e a Tunísia.

//RTB

Artigos relacionados

Nova Iorque: CEDEAO decide impor sanções contra a Guiné Conakry

Nova Iorque: CEDEAO decide impor sanções contra a Guiné Conakry

Reunidos em cimeira extraordinária esta quinta-feira, 22 de setembro de 2022, em Nova Iorque, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, os Chefes de Estado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), decidiram impor sanções adicionais...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE