A polícia tentou deter esta sexta-feira 18.11.2022, o antigo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, que se encontra em Bissau para participar no X° congresso do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), disse à Lusa fonte partidária.
Segundo a mesma fonte, polícias armados entraram no local onde decorre o congresso, tentando retirar à força Aristides Gomes, que esteve cerca de um ano refugiado nas Nações Unidas, em Bissau, e que depois saiu do país em fevereiro de 2021, num avião daquela organização internacional.
A polícia evocou um mandado judicial emitido pelo Ministério Público, mas alguns congressistas impediram as forças de segurança de levar o antigo primeiro-ministro e militante do PAIGC.
A comissão organizadora do congresso pediu aos delegados para manterem a calma, garantindo que os trabalhos irão prosseguir.
O congresso do partido, dedicado ao tema “Consolidação da Coesão Interna, a luz do pensamento de Amílcar Cabral, pelo resgate do poder popular e promoção do desenvolvimento”, vai decorrer até domingo.
Em várias ocasiões, questões, judiciais algumas das quais que levaram à intervenção das forças de segurança, impediram o partido de realizar o congresso por mais três vezes.
//RTB/O democrata
0 Comments