Paul Biya Reestrutura Forças Armadas após Golpe no Gabão
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

August 31, 2023

August 31, 2023

Paul Biya, Presidente dos Camarões de 90 anos, faz grandes mudanças nas Forças Armadas

Menos de 24 horas após um golpe militar no Gabão, o Presidente dos Camarões, Paul Biya, procedeu a importantes mudanças no seio das suas forças armadas.

Não está claro o que terá motivado a decisão de um dos presidentes mais antigos de África, com 90 anos, a fazer alterações significativas no Ministério da Defesa. No entanto, ele já nomeou pessoal para os serviços internos e externos do Ministério.

Nascido a 13 de Fevereiro de 1933, Paul Biya é um político camaronês que serve como Presidente dos Camarões desde 6 de Novembro de 1982, tendo anteriormente sido Primeiro-Ministro dos Camarões de 1975 a 1982.

Ele é o segundo presidente em exercício há mais tempo em África e o líder nacional não real com maior longevidade de mandato consecutivo no mundo, sendo também o chefe de estado mais idoso em funções.

Natural do sul dos Camarões, Biya ascendeu rapidamente como burocrata sob a presidência de Ahmadou Ahidjo na década de 1960, servindo como Secretário-Geral da Presidência de 1968 a 1975 e, posteriormente, como Primeiro-Ministro. Sucedendo Ahidjo após a surpreendente renúncia deste em 1982, consolidou o poder num suposto golpe encenado em 1983-1984, eliminando todos os seus principais rivais.

Biya introduziu reformas políticas num contexto de sistema unipartidário nos anos 80. No início dos anos 90, sob forte pressão, aceitou a introdução da política multipartidária. Ganhou as controversas eleições presidenciais de 1992 com 40% dos votos e foi reeleito com grandes margens em 1997, 2004, 2011 e 2018. Em todas estas ocasiões, políticos da oposição e governos ocidentais alegaram irregularidades e fraude nas votações. Muitas fontes independentes forneceram provas de que ele não venceu as eleições de 1992 e que as eleições subsequentes foram marcadas por fraude generalizada.

RTB/Mynewsg

Artigos relacionados

Senegal quer acabar com os nomes de ruas franceses

Senegal quer acabar com os nomes de ruas franceses

As autoridades senegalesas lançaram uma campanha para substituir os nomes de ruas de origem francesa por figuras emblemáticas da história africana. Este movimento, amplamente apoiado pela população, faz parte de uma tentativa de reforçar a identidade cultural do país...

Após um mês de casamento, mulher esfaqueia marido até à morte

Após um mês de casamento, mulher esfaqueia marido até à morte

Guiné-Conacri - Um crime hediondo foi cometido no bairro de Fofoméré, na comuna de Kagbelen, na noite de sexta-feira, 17, para sábado, 18 de janeiro. Boubacar Siddy Bah, com cerca de 30 anos, foi mortalmente esfaqueado pela sua esposa, Binta Bah, após uma discussão....

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE