Parlamento reafirma que deve ser ouvida antes da vinda de qualquer missão de estabilização estrangeira
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

May 10, 2022

May 10, 2022

O presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP) disse, hoje, que nenhum guineense de bom senso pode estar contra a vinda das tropas estrangeiras em missão de estabilização e de paz na Guiné-Bissau desde que sejam cumpridas as leis e as normas da República.

Cipriano Cassamá falava durante a abertura da Segunda sessão Ordinária do novo ano legislativo da ANP perante noventa e quatro deputados.

O líder do Hemiciclo guineense lembra o recente episódio que aconteceu no palácio do governo contudo disse que que qualquer processo conducente à vinda de uma missão “com este propósito” deve cumprir todas as formalidades constitucionais e a ANP deve ser ouvida e pronunciar-se nesta matéria.

Cassamá considera de triste e cobarde o ato da tentativa de assassinato do deputado e líder da União para a Mudança (UM) e exige que as autoridades competentes investiguem e responsabilizem os autores morais e materiais.

Em relação ao caso de 1 de fevereiro, Cipriano Cassamá pede a conclusão dos inquéritos e consequente respeito dos direitos dos processos e dos procedimentos legais no apuramento das responsabilidades, fato que afirma que é urgente a divulgação do relatório deste inquérito.

O líder do parlamento disse ainda que a situação económica e social convida a cada guineense a interrogar-se sobre os efeitos nefastos das decisões políticas com o aumento generalizado dos preços dos produtos da primeira necessidade que está a criar aumento da pobreza no país.

//RTB-RSM

@Tidjane Cande

Artigos relacionados

Dirigentes do PAIGC contestam intenções de Domingos Simões Pereira

Dirigentes do PAIGC contestam intenções de Domingos Simões Pereira

CFM Vários dirigentes do PAIGC, atualmente integrados no governo de iniciativa presidencial, manifestaram a sua discordância em relação à postura de Domingos Simões Pereira, líder do partido. Numa carta datada de 4 de fevereiro e dirigida ao presidente do Conselho...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE