Parlamentares britânicos pedem apoio à iniciativa marroquina de autonomia do Saara
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

Maio 25, 2024

Maio 25, 2024

Uma carta datada de 23 de maio de 2024 foi enviada por 30 parlamentares ao Chefe da Diplomacia Britânica. Os eurodeputados pedem a David Cameron que apoie a iniciativa marroquina de autonomia para o seu Sahara.

A carta dos 30 deputados britânicos pede a Lord Cameron que apoie a iniciativa marroquina de autonomia para o seu Sahara. Os eurodeputados sublinham que o Reino Unido deve reforçar as suas alianças com países estáveis e com ideias semelhantes, como Marrocos.

A província do Saara oferece oportunidades promissoras de progresso e estabilidade. A região tem potencial para reforçar as oportunidades energéticas, garantir cadeias de distribuição e proporcionar acesso a novos mercados.

Para os parlamentares, alcançar todo o potencial do Sahara requer o apoio de instituições financeiras britânicas como o UKEF e o BII.

Esse apoio seria consistente com o acordo comercial com Marrocos, que abrange o Sara e que foi considerado legal pelo Supremo Tribunal de Justiça.

As delegações visitaram o Sahara e apreciaram o vasto potencial e oportunidades que existem tanto para a comunidade local como para o Reino Unido.

Para os signatários da carta, o apoio ao plano de autonomia de Marrocos é consistente com os princípios e compromissos internacionais do Reino Unido. Além disso, não comprometeria a posição do Reino Unido nos Territórios Britânicos Ultramarinos e poderia contribuir para a paz naquela região.

A Iniciativa de Autonomia proposta por Marrocos para o Sahara oferece um caminho viável para uma paz e estabilidade duradouras, apoiam as autoridades eleitas britânicas.

A proposta de Marrocos para resolver a disputa do Sahara conta com amplo apoio do Reino Unido e de mais de 80 países em todo o mundo.

Esta iniciativa é apresentada como o caminho mais prático e pragmático para a estabilidade na região.

Os parlamentares apelam aos líderes britânicos para que reconheçam que seguir o exemplo dado pelos principais aliados do Reino Unido é o caminho certo a seguir e que permanecer neutro ou tentar soluções alternativas só pode perpetuar um status quo prejudicial à segurança da região

O próximo diálogo estratégico Reino Unido-Marrocos representa uma oportunidade única para o Reino Unido redefinir o seu papel e influência na região.

Os signatários da carta dirigida ao Ministro dos Negócios Estrangeiros britânico sublinham que Marrocos merece o seu apoio inequívoco e total.

A carta co-assinada por 30 deputados dirigida a David Cameron

//RTB

Artigos relacionados

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE