Papa Francisco recebe jovens Turcos.
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

Agosto 3, 2023

Agosto 3, 2023

O Papa Francisco recebeu esta quinta-feira 03 de agosto 2023, em Lisboa, 38 jovens turcos, oriundos de zonas afetadas em fevereiro por um forte sismo, aos quais transmitiu uma mensagem de esperança e pediu que se empenham na reconstrução material e pessoal.

“Foi um encontro muito bom e cordial, foi como se fossemos recebidos por um avô” contou o padre Anturin, que liderou o grupo, que esteve cerca de meia hora na Nunciatura Apostólica com o Papa, que também recebeu um grupo de jovens ucranianos.

Anturin, Vigário Geral do Vicariato Apostólico da Anatólia, contou que, durante o encontro, os jovens rezaram com Francisco e cantaram o hino da Turquia, mostrando-se emocionado com o facto de o Papa ter oferecido um bolo a uma das jovens do grupo, que hoje celebra 23 anos, a quem todos cantaram os parabéns.

“O Papa emociona verdadeiramente pela sua humanidade, pela sua humildade e sobretudo amizade”, afirmou o padre turco, acrescentando que Francisco “falou aos jovens da necessidade de reconstruir as cidades depois do terramoto e também da importância de cada um se reconstruir a si próprio a cada dia”.

Segundo o responsável do grupo, logo após o terramoto, que também atingiu a Síria e causou mais de 50.000 mortos, o Papa entrou em contacto com a Igreja turca, que tem apoiado.

“Logo após o terremoto na Turquia, o Papa entrou em contacto connosco e até agora sempre nos apoiou e, por isso, quis receber jovens de que vêm de várias cidades turcas afetadas pelo terramoto”, afirmou.

O sacerdote considerou que o grupo que lidera, que integra jovens de Anatólia, Izmir e Istambul, “representa todas as cores da pequena Igreja de Turquia”, pois são oriundos de várias confissões e procedências da Igreja turca.

Em comunicado, a Santa Sé refere que “o Papa Francisco expressou sua proximidade com o sofrimento experimentado por aqueles que sofreram a devastação causada pelo terremoto, reconhecendo sua coragem e o desafio de ‘reconstruir, também em vida’”.

Durante o encontro com os jovens turcos, Francisco fez uma breve aparição numa das varandas da Nunciatura, acenando a dezenas de peregrinos que, junto às barreiras de segurança, lhe pediam que fosse à janela.

O Papa está desde quarta-feira em Lisboa, para presidir à Jornada Mundial da Juventude, onde são esperadas até domingo mais de um milhão de pessoas, naquele que é considerado o maior acontecimento da Igreja Católica.

/RTB/Lusa

Artigos relacionados

Deputado Bamba Banjai notificado pelo DIPIC

Deputado Bamba Banjai notificado pelo DIPIC

O Departamento de Informação Policial e Investigação Criminal da Polícia de Ordem Pública, manda notificar com urgência o Deputado da Nação Bamba Banjai junto da Instalação da 2ª Esquadra. Segundo o documento na posse da Redação da RADIO TV BANTABA, datada de...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE