PAIGC aprova lista definitiva de 1401 delegados ao X congresso ordinário
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Tidjane Cande

Abril 11, 2022

Abril 11, 2022

O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC) aprovou sábado(9) a lista de 1401 delegados ao X congresso do partido ainda sem nova data de realização.

A aprovação da lista definitiva de delegados ao X congresso foi feita no decurso da III reunião extraordinária do Comité Central do partido que havia sido interrompida pelas forças policiais, semanas atrás.
Ainda nesta reunião foi aprovado o projeto de revisão pontual dos estatutos do partido e doptados os projetos de regimento de programa e regulamento eleitoral do X congresso ordinário.

Os 212 membros do Comité Central do partido, órgão de 351 membros, decidiram protelar a realização do X congresso ordinário para uma nova data a anunciar oportunamente.

O comité central aprovou igualmente uma moção de rejeição e de solidariedade para com as rádios nacionais encerradas por via de uma decissão que este órgão do PAIGC considera de “ilegal e arbitrária”.

“Condenar , com veemência, o acto bárbaro e fora da lei perpetrado contra o PAIGC, na sua sede com o objectivo de impedrir a realização do X congresso Ordinário e responsabilizar o Ministério do Interior pelo uso de gás, contendo substâncias químicas contra membros do Comité Central e os militantes que se encontravam em sede própria, e aprovar uma Moção neste sentido”, lê-se no comunicado.

As resoluções desta reunião do Comité Central do PAIGC assinalam o fim dos trabalhos preparatórios do X congresso do partido que enfrentou, nas instâncias judiciais, dois processos de impugnação, sendo um de António Óscar Barbosa, que foi indeferido, e outro de Bolon Conté, ainda sem desfecho final.

//RTB – ANG

Por: TIDJANE CANDE

Artigos relacionados

Nuno Gomes Nabiam reeleito como novo presidente de APU-PDGB

Nuno Gomes Nabiam reeleito como novo presidente de APU-PDGB

Nuno Gomes NABIAM foi reeleito este domingo, como novo presidente da Assembleia do Povo Unido — Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), com 944 votos que correspondem a 95 por cento, para mais um mandato de quatro anos.O segundo mais votado, Agostinho Sanhá,...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.