Opinião: Rússia e França, numa “concorrência desleal” pela África.
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

Janeiro 28, 2023

Janeiro 28, 2023

Dois recentes episódios da diplomacia “agressiva”, subscrevo-me, sim, a este adjetivo nominal.

João Lourenço e Umaro Sissoco efetuaram uma comunicação diplomática nestes últimos dois dias: do lado da Angola, fala-se em estreitamento das relações bilaterais com a Rússia no decurso da Guerra na Ucrânia. João Lourenço, que desde o início da invasão russo, manteu a sua “neutralidade” perante a “injustiça” russa.

O do lado Umaro Sissoco Embaló, ainda no decurso desta semana, o  Presidente em Exercício da CEDEAO (guineense)  terá debatido com o seu homólogo francês, Emmanuel Macron, a “situação do terrorismo e a estabilidade na  África Ocidental”.

Enquanto os russos esperam que Angola seja catalisadora e apaziguadora em África, os Franceses falam ainda sobre a “evolução da situação securitária no Sahel e no golfo da Guiné “, numa altura em que a Burkina Faso ordenou a retirada de tropas francesas no seu território, meses depois do Mali e a República Centro Africano  terem feito o mesmíssimo.

Para além de Angola, Mali e outros países, recentemente, notou-se uma aproximação da Junta Militar em Ougadougou com Moscovo. E a França, tentando disfarçar-se e está numa investida incessante para se apoderar da CEDEAO e do país fantasma [Guiné-Bissau], diria noutro termo

Para um cidadão atento, nota-se, aliás, “uma guerra fria” ou “ideológica” sobre a África, o que poderá desembocar numa violência aberta no território Africano, isso perante o vento forte do tribalismo, associado a proliferação de seitas religiosas com mobil do extremismo violento. Ou melhor, o poder político e econômico é o destino de muitas seitas religiosas. Por isso, é salutar reforçar as legislações e vigilâncias em diferentes dimensões da segurança pública a nível da África.

Lembramos o financiamento para aniquilar Cadafi, na Líbia como ocorreu, quais foram interferências dos países europeus e americanos… Vamos refletir!

Episódios negros ainda poderão acontecer.

Por: Mamandin Indjai

Artigos relacionados

Ilídio Vieira Té Renuncia como Coordenador do PRS na Região de Biombo

Ilídio Vieira Té Renuncia como Coordenador do PRS na Região de Biombo

Em uma reviravolta surpreendente, o ex-ministro das finanças, Ilídio Vieira Té, anunciou sua renúncia ao cargo de Coordenador do Partido da Renovação Social (PRS) na Região de Biombo atravésde uma carta datada de 22/09/2023. Té, que ocupou uma posição central na...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE