Operação das Forças Armadas em Todo País Entra em Ação
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Dezembro 5, 2023

Dezembro 5, 2023

Lusa

Bissau, Em uma ação sem precedentes, as Forças Armadas guineenses, em cooperação com a Polícia Militar e a Guarda Nacional, lançaram hoje uma operação em larga escala para a busca e apreensão de armas de guerra. A operação, que começou na capital Bissau, visa localizar armamento que pode estar ilegalmente em posse de civis ou em locais inadequados.

A iniciativa abrangeu vários bairros nos subúrbios de Bissau, incluindo Luanda, Empantcha e Lala Quema. Segundo fontes militares, o novo comando da Guarda Nacional, liderado pelos coronéis Orlando Pungana e José Pedro, recebeu instruções diretas do Estado-Maior General das Forças Armadas para executar esta operação.

Este movimento surge após incidentes preocupantes no quartel da Guarda Nacional, onde armas do exército podem ter sido indevidamente apropriadas. O episódio mais notável envolveu um ataque do exército ao quartel para resgatar dois membros do governo que estavam detidos, resultando em tiroteios e na detenção do comandante do quartel, coronel Vítor Tchongo.

Os acontecimentos dramáticos dos dias 30 de novembro e 1 de dezembro foram considerados pelo Presidente Umaro Sissoco Embaló como uma tentativa de golpe de Estado, levando à dissolução do parlamento na segunda-feira. Este cenário político e militar tenso sublinha a necessidade urgente de controle de armas no país, conforme destacado pelas ações das Forças Armadas.

A comunidade internacional e observadores locais estão atentos ao desenrolar desta operação, que é vista como um passo crucial para garantir a estabilidade e a segurança na Guiné-Bissau.

RTB/Lusa

Artigos relacionados

Bamba Banjai detido na segunda Esquadra de Bissau

Bamba Banjai detido na segunda Esquadra de Bissau

O deputado da Nação e dirigente do Movimento para Alternância Democrática MADEM-G15, Bamba Banjai, foi detido esta terça-feira (27.02), após ser ouvido durante cinco horas, na Segunda Esquadra de Bissau. Fonte: cFm

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE