O governo e a SFI assinam contrato de prestação de serviços de consultoria em trasações
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Setembro 6, 2022

Setembro 6, 2022

O Ministro dos Transportes e Comunicações, Dr. Aristides Ocante da Silva, assinou esta na segunda feira, 5 de Setembro, na presença do staff do seu gabinete, do Representante Residente do Banco Mundial para a Guiné-Bissau, Região Oeste e Centro, Senhora Anne-lucie Lefevre, do Representante da SFI (Sociedade Financeira Internacional) para Senegal, Guiné-Bissau, Gâmbia, Mauritânia e Cabo-Verde, Chefe da Delegação da SFI, Senhora Jesiane Kwenda, dos funcionários do Ministério dos Transportes e Comunicações, da Guiné Telecom, da Guinétel e Presidentes do Conselho de Administração e Directores Gerais dos organismos autónomos sob tutela do Ministério, o Contrato de Prestação de Serviços de Consultoria em Transação.

No acto, o titular da pasta dos Transportes e Comunicações disse que este acto representa uma etapa neste processo de relançamento da Guiné Telecom e Guinétel, após tantos trabalhos realizados desde 2020.
Dr. Aristides Ocante, afirmou que, o Governo no quadro da parceria com o Banco Mundial, solicitou a assistência da Sociedade Financeira Internacional, para prestar serviço de consultoria como Consultor Principal, para o relançamento da Guiné Telecom e Guinétel, com objectivo de vender 80% das ações da Guiné Telecom, aos investidores privados.
O responsável máximo do Setor dos Transportes e Comunicações, garantiu que se todas as fases forem cumpridas, então estaremos em condições de ver, num curto espaço de tempo, o regresso das duas empresas nacionais ao mercado nacional e internacional para funcionar normalmente, num ambiente competitivo.


Nesta perspectiva, a Guiné Telecom passará a ser uma entidade gestora de infraestruturas e prestadora de serviços de telecomunicações fixo para as operadoras do setor, nesse caso: gestor do backbone nacional e operador de telefónia fixa, Internet e televisão nas casas) enquanto que, a Guinétel com Licença Integrada (2G/3G/4G/5G), como futura operadora da rede da telefonia móvel.
Dr. Ocante da Silva disse ainda que, com a alienação/venda dos 80% das ações da Guiné Telecom, o Governo estará em condições de fazer face a situação social pendente dos salários em atraso para com os trabalhadores das duas sociedades, bem como o pagamento dos atrasados da Segurança Social.
O Ministro dos Transportes e Comunicações, não deixou de exprimir em nome do Governo da Guiné-Bissau e em seu nome próprio, toda a gratidão aos seus predecessores, a Comissão Interministerial, ao Banco Mundial e a Sociedade Financeira Internacional-SFI e demais instituições, pela contribuição importante dada a fim de permitir hoje a assinatura de transação para a privatização parcial da Guiné Telecom e Guinétel.
De salientar que, a SFI, vai assistir o Governo através da Comissão Interministerial, que vai validar todos os trabalhos da SFI antes da sua adopção.

Buli Conté

Artigos relacionados

Nova Iorque: CEDEAO decide impor sanções contra a Guiné Conakry

Nova Iorque: CEDEAO decide impor sanções contra a Guiné Conakry

Reunidos em cimeira extraordinária esta quinta-feira, 22 de setembro de 2022, em Nova Iorque, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, os Chefes de Estado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), decidiram impor sanções adicionais...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE