“O Estado está ausente das suas principais responsabilidades nas regiões”
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Bantaba

Outubro 12, 2023

Outubro 12, 2023


O Presidente da Assembleia Nacional Popular (PANP), Domingos Simões Pereira, afirmou ontem, dia 11 de outubro, no segundo dia da sua visita às regiões do sul da Guiné-Bissau, que o Estado “está ausente das suas principais “responsabilidades nas regiões”, pois todas as decisões são tomadas pelos seus órgãos centrais, em Bissau.
“A saúde será certamente o que desperta mais atenção sobre a ausência de Estado, devido à ineficácia da Administração Pública”, apontou o PANP, sublinhando que “o Estado deve conhecer os reais problemas da população para poder procurar soluções que satisfaçam as necessidades dos cidadãos, desempenhando, assim, o papel de entidade reguladora.”

Domingos Simões Pereira deu estas declarações no final da visita ao setor de Catió, região de Tombali, onde teve a oportunidade de auscultar os principais problemas sociais que as populações da zona sul enfrentam há vários anos.

Durante o contacto direto com a população da região de Tombali, o Líder da Assembleia Nacional Popular ouviu atentamente dos populares os pedidos de resolução dos problemas que os afetam, nomeadamente a falta de arroz, a necessidade de professores, a ausência de ambulâncias e profissionais de saúde, o mau estado das infraestruturas rodoviárias, assim como pedidos de mais possibilidades de acesso a microcréditos para as mulheres.

Em relação à apresentação, discussão e aprovação da Proposta do Programa do Governo e do Orçamento Geral de Estado (OGE),

Domingos Simões Pereira prometeu enviar os documentos para todos os Setores Administrativos do país, para que possam ser analisados e para as populações verem se, de facto, satisfazem os seus desejos.

“A governação não pertence apenas àqueles que são chamados para o Governo, mas sim a todos”, frisou.
O PANP aproveitou ainda a ocasião para mostrar a importância da interação e do envolvimento dos cidadãos no processo de governação, dizendo que, se o Governo prometeu levar as preocupações das populações da região de Tombali para o Orçamento Geral de Estado, compete, então, aos cidadãos verificar se efetivamente essas suas preocupações foram tidas em conta.
O Presidente do Parlamento guineense entende que apenas com uma governação de proximidade e de responsabilização contínuas se pode alterar o quadro da governação da Guiné-Bissau.

Após a visita ao setor de Catió, a comitiva do PANP seguiu para o setor de Bedanda, concretamente para a secção de Guiledje, onde contactou diretamente com as populações locais. Neste encontro, que durou mais de uma hora, também foram levantadas sérias preocupações sociais.
Um dos régulos daquela localidade, Sene Camará, denunciou que os comerciantes recusaram vender o arroz pelo preço anunciado pelo Executivo, liderado por Geraldo Martins, no mês passado. Uma preocupação registada e que deverá ser transmitida ao Governo.

A comitiva esteve depois no setor de Cacine, onde também se encontrou com a população local.
Hoje, quinta-feira, 12 de outubro, o Presidente da Assembleia Nacional Popular, que está a ser acompanhado pela Primeira-Secretária da Mesa da ANP, segue para o setor de Quebo e, posteriormente, viajará para o setor de Buba.

ANP

Artigos relacionados

Kano, Nigeria/ O Parlamento da CEDEAO elege uma nova Presidente.

Kano, Nigeria/ O Parlamento da CEDEAO elege uma nova Presidente.

O Parlamento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, reunido em Kano, na Nigéria, elegeu uma nova Presidente durante os trabalhos da Segunda Sessão Extraordinária da Sexta Legislatura.A nova Presidente é Memounatou Ibrahima, deputada do Togo, que...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE