Nigéria deverá assumir a próxima presidência rotativa da CEDEAO
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

July 7, 2023

July 7, 2023

O Presidente da República e em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Umaro Sissoco Embaló, disse hoje que a Nigéria deverá ser o próximo país a assumir a presidência rotativa da organização regional.

Em entrevista à Lusa e RDP, por ocasião do final do mandato da Guiné-Bissau à frente da CEDEAO, Umaro Sissoco Embaló fez um balanço positivo da presidência da organização e adiantou que a Nigéria deverá assumir a presidência, no final da cimeira de chefes de Estado e de Governo, que se realiza domingo, em Bissau.

“De um modo geral é complicado fazer uma auto-avaliação, mas aquilo que me consta é que os meus homólogos disseram que foi um bom desempenho, sobretudo com uma dinâmica e termos participado em várias mediações de paz, que é o espírito da CEDEAO”, disse.

O chefe de Estado salientou que “infelizmente” a organização não conseguiu concluir os processos de transição na Guiné-Conakry, Mali e Burkina Faso durante o seu mandato.

“De resto penso que desempenhamos a nossa presidência com grande êxito e não esqueça que é a primeira vez que um país lusófono presidiu a esta grande organização regional e isso é muito importante para a Guiné e Cabo Verde, mas também para a lusofonia”, afirmou Umaro Sissoco Embaló.

Questionado sobre a sua deslocação à Rússia e à Ucrânia no âmbito da presidência da CEDEAO, o Presidente guineense explicou que o espírito da organização é a “paz”, referindo que decidiu ir aos dois países “manifestar que a África hoje não é só pedir, mas que também participa na busca de soluções pacíficas e de paz”.

“Esta guerra acabará em cima de uma mesa e isso cada dia está a provar-se”, salientou.

Sobre a integração e estabilização da sub-região, o Presidente guineense destacou que a “integração já está”, referindo que a CEDEAO é a única zona de África onde as pessoas circulam sem necessitar de visto.

Afirmou ainda que têm o aspecto da segurança, temos o problema dos “jihadistas” no norte do Mali e no Burkina Faso e o Boko Haram na Nigéria e estamos a implementar uma força anti-golpe e de luta contra o terrorismo”.

Questionado se a decisão definitiva de criação da força anti-golpe e de luta contra o terrorismo sairá desta cimeira, Umaro Sissoco Embaló disse pensar que sim.

“Penso que sim, porque como sabem a Nigéria é um país que pode contribuir muito em termos efectivos, de logística, materiais e em termos monetários”, disse.

Umaro Sissoco Embaló explicou também a razão pela qual decidiu não fazer dois anos à frente da organização sub-regional.

Era para fazer dois anos, mas entendeu que depois da derrota da maioria presidencial, não tem condições para presidir à CEDEAO, afirmou o Presidente.

“Para presidir à CEDEAO tem de haver uma sinergia, uma cumplicidade entre o Governo e o Presidente da República, como sabem, é a ministra dos Negócios Estrangeiros que preside ao Conselho de Ministros, e é o ministro da Defesa e do Interior e durante a minha presidência são os meus tenentes”, disse o Presidente.

“Agora que há uma outra maioria, não tenho condições, porque não haverá essa cumplicidade, haverá mais distância”, salientou.

A Guiné-Bissau assumiu a presidência da CEDEAO há um ano.

Fazem parte da CEDEAO, o Burkina-Faso, Cabo Verde, Côte D´Ivoire, Gâmbia, Ghana, Guiné-Conakry, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Serra Leoa, Senegal e Togo.

ANG/Angop

Artigos relacionados

Senegal quer acabar com os nomes de ruas franceses

Senegal quer acabar com os nomes de ruas franceses

As autoridades senegalesas lançaram uma campanha para substituir os nomes de ruas de origem francesa por figuras emblemáticas da história africana. Este movimento, amplamente apoiado pela população, faz parte de uma tentativa de reforçar a identidade cultural do país...

Após um mês de casamento, mulher esfaqueia marido até à morte

Após um mês de casamento, mulher esfaqueia marido até à morte

Guiné-Conacri - Um crime hediondo foi cometido no bairro de Fofoméré, na comuna de Kagbelen, na noite de sexta-feira, 17, para sábado, 18 de janeiro. Boubacar Siddy Bah, com cerca de 30 anos, foi mortalmente esfaqueado pela sua esposa, Binta Bah, após uma discussão....

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE