Ministro promete para 2023 implementação de três períodos de lavoura de arroz para combater a fome
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Dezembro 23, 2022

Dezembro 23, 2022

O ministro de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Rural disse que tem em carteira a implementação, à partir do próximo ano, de três períodos de lavoura de arroz no país, visando combater a fome .

Botche Candé falava hoje em entrevista aos órgãos de comunicação social públicos sobre o balanço das atividades levadas a cabo em 2022.

“A minha ambição é de iniciarmos com a atividade da lavoura tanto no período da chuva como na seca. Nesta perspectiva, visitamos várias localidades do interior do país, para saber se as bolanhas das localidades visitadas reúnem as condições para o cultivo na época seca”, disse.

Para a implementação prática desse projeto Botche candé disse ser necessário mobilizar meios materiais nomeadamente moto-bombas com capacidades de captação de águas nos rios para a irrigação das culturas.

Anunciou que um país amigo, cujo nome escusou-se a revelar prometeu apoiar o país com a disponibilização de 10 moto-bombas, para se iniciar a produção no período da seca à partir de janeiro de 2023.

“Na primeira fase vamos começar a produção de arroz pelo menos duas vezes por ano, já fizemos contatos no Senegal onde encontramos uma espécie de arroz que amadurece num período máximo de três meses e pronto para a colheita”, frisou.

Botche Candé disse que conseguiu um apoio do Reino de Marrocos de cinco mil toneladas de adubo, e do Senegal recebeu outros 300 toneladas, que serão distribuídas para diferentes localidades do interior do país, visando o aumento da produção.

“Conseguimos uma ajuda do Governo senegalês de mil toneladas de arroz, 500 de mancara, 250 de feijão ambas servirão de sementes”, disse.

Disse que para apoiar as mulheres o ministério já dispõe de cinco máquinas descascadoras de arroz que serão distribuídas para zonas mais carenciadas.

No que toca com a criação de gado, Candé anunciou o apoio do Senegal em 250 mil doses de vacinas para gado bovino, caprino e suíno.


RTB/ANG

Artigos relacionados

Ilídio Vieira Té Renuncia como Coordenador do PRS na Região de Biombo

Ilídio Vieira Té Renuncia como Coordenador do PRS na Região de Biombo

Em uma reviravolta surpreendente, o ex-ministro das finanças, Ilídio Vieira Té, anunciou sua renúncia ao cargo de Coordenador do Partido da Renovação Social (PRS) na Região de Biombo atravésde uma carta datada de 22/09/2023. Té, que ocupou uma posição central na...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE