Ministro das Finanças Vai Ser Ouvido na PGR por Pagamentos a 11 Empresários
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Redação

Novembro 29, 2023

Novembro 29, 2023

Lusa

O Ministro da Economia e Finanças da Guiné-Bissau será ouvido na Procuradoria-Geral da República na segunda-feira, para esclarecer o pagamento de cerca de 6 Bilhões de fcfa a 11 empresários, de acordo com fontes judiciais.

Segundo essas fontes, Suleimane Seidi, juntamente com outros responsáveis do Ministério das Finanças e de um banco comercial de Bissau, serão questionados sobre o crédito de seis mil milhões de francos CFA (cerca de 10 milhões de dólares) concedido pelo banco ao Governo para pagar a dívida aos 11 empresários.

O Ministério Público tem como objetivo esclarecer toda esta operação, considerando o Ministro das Finanças e os responsáveis do seu ministério como suspeitos.

Recentemente, os diretores-gerais do Tesouro e da Dívida Pública foram ouvidos no Ministério Público por uma comissão criada para investigar alegadas ilegalidades nos pagamentos aos empresários, após denúncias feitas por deputados no parlamento.

O Ministro das Finanças, Suleimane Seidi, confirmou no parlamento ter solicitado o empréstimo para pagar a dívida aos empresários, alegando que era um procedimento legal seguido por todos os governos da Guiné-Bissau.

No entanto, o principal partido de oposição, o Movimento para Alternância Democrática (Madem-G15), considera as explicações do ministro como uma admissão de atos criminosos e exige a sua demissão do Governo.

O líder da bancada parlamentar do Madem-G15, Abdu Mané, acusa o ministro de ter pago a dívida de 11 empresas cujos proprietários têm ligações próximas ou são dirigentes da coligação de partidos que atualmente governam o país.

RTB/Lusa

Artigos relacionados

Bamba Banjai detido na segunda Esquadra de Bissau

Bamba Banjai detido na segunda Esquadra de Bissau

O deputado da Nação e dirigente do Movimento para Alternância Democrática MADEM-G15, Bamba Banjai, foi detido esta terça-feira (27.02), após ser ouvido durante cinco horas, na Segunda Esquadra de Bissau. Fonte: cFm

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE