Ministério da Energia e Indústria anuncia medidas para resolver crise de energia e água em Bissau
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

Outubro 18, 2023

Outubro 18, 2023

O Ministério da Energia e Indústria do Governo da XIª Legislatura expressou preocupação e insatisfação em relação à crise atual de abastecimento de energia e água na cidade de Bissau, devido à suspensão unilateral do abastecimento pela empresa Karpower. O ministério emitiu uma nota à imprensa para esclarecer a situação, fornecendo uma cronologia dos acontecimentos.

Após a posse do atual governo, foi identificada uma dívida da empresa EAGB para a Karpower no valor de 15.milhões de dólares. Além disso, o governo analisou o contrato de prestação de serviços da Karpower à EAGB e considera que o mesmo era prejudicial ao Estado da Guiné-Bissau, uma vez que prevê a renovação do contrato por mais 10 anos e um aumento na capacidade de energia para 70 MW, apesar da cidade de Bissau consumir no máximo 24 MW.

Desde a tomada de posse, o governo da XIª Legislatura realizou pagamentos regulares à empresa Karpower. No dia 5 de setembro de 2023, os Ministérios da Energia e Indústria e da Economia e Finanças convocaram as empresas EAGB e Karpower para negociações, resultando em um acordo e um plano de pagamento da dívida que entrou em vigor em setembro.

No entanto, em 10 de outubro, o Ministério da Energia e Indústria surpreendido com uma carta da Karpower exigindo o pagamento integral de 10.000.000 de dólares, fora do acordo previamente previsto. Em resposta, o governo convocou ambas as partes para uma reunião em 15 de outubro na busca de uma explicação para a mudança repentina de postura da empresa fornecedora de energia e água em Bissau.

Infelizmente, a Karpower não apresentou argumentos substanciais, alegando o não cumprimento dos acordos anteriores pela EAGB, incluindo cinco planos de pagamento reforçados pelo governo anterior que não foram implementados.

O Governo da Guiné-Bissau, por meio dos Ministérios da Energia e Indústria e da Economia e Finanças, mobilizou esforços em colaboração com parceiros financeiros para encontrar uma solução para a situação de abastecimento de energia e água na cidade. Em 17 de outubro, o governo efetuou um pagamento total de 6.700.000 dólares.

O Governo da Guiné-Bissau, por meio dos Ministérios da Energia e Indústria, garantiu aos cidadãos de Bissau que continuarão a trabalhar no sentido de restabelecer imediatamente o fornecimento de eletricidade e água.

//RTB

Artigos relacionados

JOVENS DA GUINÉ -BISSAU QUE DESAPARECERAM DE ESTÁGIO JÁ APARECERAM Os rapazes estavam em Portugal por conta da participação no Torneio Luso Cup e...

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE