Menegue: UE desbloqueia apoio humanitário às famílias sinistradas.
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

February 17, 2023

February 17, 2023

União Europeia Desbloqueia Ajuda Humanitária na Sequência do Incêndio em Menegue, Canhabaque (Bolama, Bijagós) a pouco mais de duas semanas.

O incêndio deflagrou na Tabanca de Menegue, perto de Canhabaque, onde Dezenas de casas foram destruídas, assim como reservas alimentares, colheitas e sementes.

No Comunicado a imprensa na posse da Rádio TV Bantaba a União Europeia disse “ter desbloqueado uma resposta de emergência para prestar apoio a mais de 2.000 pessoas afetadas pelo incêndio”.
“O apoio europeu, num montante de 76 milhões de Francos CFA, permitirá o fornecimento de abrigo, meios de subsistência, assistência sanitária e cuidados de saúde durante os próximos 4 meses, através de uma intervenção da Cruz Vermelha da Guiné-Bissau” lê -se no Comunicado.

Para o Embaixador da União Europeia na República da Guiné-Bissau, Artis Bertulis citado no Comunicado, “apoiar o povo [da Guiné-Bissau] e especialmente os mais vulneráveis é uma prioridade para a União Europeia”, disse o embaixador que afirmou ter testemunhado e visto “as imagens do sofrimento da população de Menegue”.

“Estou por isso muito feliz que a União Europeia tenha agora mobilizado este pacote de ajuda humanitária para as famílias afetadas pelo incêndio, que perderam todos os seus meios de subsistência nesta área remota. Esta catástrofe sensibilizou bastante a equipa de Delegação da União Europeia em Bissau que, num primeiro momento, organizou uma contribuição a título pessoal. Também por isso, a chegada deste significativo apoio institucional é um motivo de alegria para todos nós”, realçou.

De acordo com as conclusões de uma rápida avaliação da Cruz Vermelha, feita a 19 de janeiro, “o incêndio afetou 295 lares, destruindo 54 casas e afetando diretamente 413 pessoas”.

Este financiamento faz parte da contribuição global da União Europeia para o Fundo de Emergência de Resposta a Catástrofes (DREF) da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC).

//RTB

Artigos relacionados

Senegal quer acabar com os nomes de ruas franceses

Senegal quer acabar com os nomes de ruas franceses

As autoridades senegalesas lançaram uma campanha para substituir os nomes de ruas de origem francesa por figuras emblemáticas da história africana. Este movimento, amplamente apoiado pela população, faz parte de uma tentativa de reforçar a identidade cultural do país...

Após um mês de casamento, mulher esfaqueia marido até à morte

Após um mês de casamento, mulher esfaqueia marido até à morte

Guiné-Conacri - Um crime hediondo foi cometido no bairro de Fofoméré, na comuna de Kagbelen, na noite de sexta-feira, 17, para sábado, 18 de janeiro. Boubacar Siddy Bah, com cerca de 30 anos, foi mortalmente esfaqueado pela sua esposa, Binta Bah, após uma discussão....

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE