Menegue: UE desbloqueia apoio humanitário às famílias sinistradas.
© Radio TV BantabaAll Rights Reserved

Por: Geraldo C

Fevereiro 17, 2023

Fevereiro 17, 2023

União Europeia Desbloqueia Ajuda Humanitária na Sequência do Incêndio em Menegue, Canhabaque (Bolama, Bijagós) a pouco mais de duas semanas.

O incêndio deflagrou na Tabanca de Menegue, perto de Canhabaque, onde Dezenas de casas foram destruídas, assim como reservas alimentares, colheitas e sementes.

No Comunicado a imprensa na posse da Rádio TV Bantaba a União Europeia disse “ter desbloqueado uma resposta de emergência para prestar apoio a mais de 2.000 pessoas afetadas pelo incêndio”.
“O apoio europeu, num montante de 76 milhões de Francos CFA, permitirá o fornecimento de abrigo, meios de subsistência, assistência sanitária e cuidados de saúde durante os próximos 4 meses, através de uma intervenção da Cruz Vermelha da Guiné-Bissau” lê -se no Comunicado.

Para o Embaixador da União Europeia na República da Guiné-Bissau, Artis Bertulis citado no Comunicado, “apoiar o povo [da Guiné-Bissau] e especialmente os mais vulneráveis é uma prioridade para a União Europeia”, disse o embaixador que afirmou ter testemunhado e visto “as imagens do sofrimento da população de Menegue”.

“Estou por isso muito feliz que a União Europeia tenha agora mobilizado este pacote de ajuda humanitária para as famílias afetadas pelo incêndio, que perderam todos os seus meios de subsistência nesta área remota. Esta catástrofe sensibilizou bastante a equipa de Delegação da União Europeia em Bissau que, num primeiro momento, organizou uma contribuição a título pessoal. Também por isso, a chegada deste significativo apoio institucional é um motivo de alegria para todos nós”, realçou.

De acordo com as conclusões de uma rápida avaliação da Cruz Vermelha, feita a 19 de janeiro, “o incêndio afetou 295 lares, destruindo 54 casas e afetando diretamente 413 pessoas”.

Este financiamento faz parte da contribuição global da União Europeia para o Fundo de Emergência de Resposta a Catástrofes (DREF) da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC).

//RTB

Artigos relacionados

0Comentarios

0 Comments

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE